Hoje: Porto/ Portugal

Nesta semana, quem vai nos falar sobre a cidade do Porto, em Portugal, é Celia Regina Golo Fortunato, que participou da Peregrinação Mariana, sob orientação do padre Vicente Rosa Júnior. A cidade do Porto localiza-se à Noroeste do país. É conhecida como a capital do Norte ou cidade Invicta! Também é famosa por suas belas pontes arquitetônicas contemporâneas e antigas. A mais importante delas é a ponte Luiz I, um projeto do engenheiro Gustave Eiffel, o mesmo que construiu a Torre Eiffel, anos mais tarde. As estruturas da ponte e da torre são as mesmas. Ela foi inaugurada em 31/10/1886. Desde muito cedo (200 a.C.)  a cidade chamava-se Portus Cale, vindo mais tarde a se tornar a capital do Condado Portucalense, de onde se originou Portugal.

Fale, Celia!

Prosseguindo nossa viagem, chegamos à cidade do Porto. Seu centro histórico foi tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e reúne diversos pontos de comércio, praças e edifícios históricos, que estão na origem da cidade, como a Sé Catedral. Em 2001, Porto foi a capital Europeia da Cultura. Conhecendo um pouco da cidade, começamos pela parte Medieval, onde se encontra Ribeira, um distrito que fica às margens do Rio Douro, com suas ruas estreitas, calçadas com pedras lisas e brilhantes. Suas casas coloridas enfeitam as ruas, onde se encontram muitos restaurantes.

Logo fizemos uma breve parada, para darmos um gostoso passeio de barco na famosa “Chalana”, pelas águas do Rio Douro – Cruzeiros do Douro. A guia que nos acompanhava no barco ia nos explicando os lugares e fatos interessantes que íamos vendo, como a Igreja de São Francisco, na colina do outro lado do rio. A igreja é famosa pelas suas esculturas ornamentais douradas e fomos sempre acompanhados também por patos, gansos e muitas carpas, sem contar o ventinho gostoso que teimava em bater em nosso rosto. Tudo foi lindo e proveitoso!

Vale citar, aqui, a Rua Santa Catarina, que é a mais famosa de Porto. Lá está a maioria do comércio e lojas. E falando em lojas, uma parada técnica da família para o almoço e depois… comprinhas! Que momento tão feliz! Feitas as compras, a nossa guia, a querida Felipa, nos reuniu para outros passeios, com a ajuda de nosso guia brasileiro, nosso querido Cleyton! Fomos conhecer a Torre e a Igreja dos Clérigos, com seu tradicional sino barroco. Ela foi um dia a torre mais alta de Portugal, com 75m de altura e com 197 degraus. Para visitá-la paga-se um bilhete de € 3,80. Muito linda, de fato!

Passamos pela Livraria Lello e Irmãos e o Majestic Café. Não chegamos a visitá-los, mas todos sabem que em Porto são considerados o máximo da elegância e cultura. A livraria pela sua beleza arquitetônica em Art Nouveau, que foi batizada como a mais linda do mundo. E o Majestic Café, o mais chique e sofisticado, comparado com a Confeitaria Colombo do Rio de Janeiro. Foi nesses cenários fantásticos que a escritora britânica J. K. Rowling usou para escrever seus livros famosos e cheios de aventuras: Harry Potter, o famoso bruxinho!

Agora, passando pela Avenida dos Aliados, podemos ver uma grande praça, com grandes monumentos importantes, sendo o principal de D. Pedro IV, o nosso D. Pedro I, muito querido por lá! Palácio da Bolsa – um edifício imponente do séc. XIX, criado para chamar atenção dos grandes investidores europeus. Porto é uma cidade por excelência, que sabe como ninguém cuidar de seu Patrimônio Público, preservando a sua história.

Encerrando nossa jornada pela cidade do Porto, fomos conhecer a Canes Sanderman, uma adega famosa, cuja figura do dono mais parece o Zorro! É uma adega centenária, onde degustamos algumas taças daquele vinho delicioso do Porto e depois daquele sonoro brinde “Tim! Tim!”, fomos fazer um tour para conhecer sua história e ver os enormes tonéis que armazenam o vinho por longos anos, preservando assim a sua essência e qualidade! Então, a réplica é verdadeira: “Quanto mais velho, melhor! ”

Tudo isso nos trouxe muitas alegrias, felicidade, prazer por estarmos juntos, reunidos como uma grande família. Com pessoas amigas e amadas. A viagem continua, ainda temos muito o que ver. O que vimos aqui, vai ficar eternamente guardado em nossas lembranças! Amei tudo isso! Então, até breve! Paz e bem!

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.