90,9% dos estudantes de Socorro pretendem fazer curso superior

Aproximadamente nove em cada dez estudantes de Socorro têm intenção de ingressar num Curso Superior, após a conclusão do Ensino Médio. O levantamento foi feito pelo Interact e Rotaract, em março deste ano. A pesquisa foi aplicada a mais de mil alunos dos três anos do Ensino Médio e cursinho pré-vestibular, em nove escolas públicas e particulares da cidade.

O resultado aponta que os adolescentes consideram importante ter um diploma universitário e demonstraram ter conhecimento sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a existência de faculdades e universidades públicas e particulares.

Por outro lado, também mostrou que os estudantes ainda têm muitas dúvidas: 44,5% dos entrevistados não sabem a diferença de um Curso Técnico para um de Ensino Superior; outros 34% não conhecem o que é o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), nem como funciona o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu). No ano passado, esse número era ainda maior. Além disso, 27% dos entrevistados desconhecem a utilidade do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e 19,5% também nunca ouviram falar que as universidades oferecem bolsas, moradia, alimentação e até trabalho, informações importantes que podem ajudar o candidato na busca e manutenção do sonho.

Outra questão abordada na pesquisa revela que mais da metade dos estudantes (61,5%) não pretende ficar em Socorro, após concluir o Ensino Médio. O dado quase não sofreu alteração, se comparado com a pesquisa de 2016, na qual 38% dos entrevistados demonstraram que gostariam de continuar na cidade.

Além de trazer uma ideia do que esperar para o futuro de Socorro, o perfil dos estudantes também tem orientado a programação da Feira de Profissões 2017.

Feira de Profissões
O evento acontece no dia 13 de maio, das 9h às 17h, na Escola Estadual José Franco Craveiro, com palestras e estandes. Na semana que vem, você vai descobrir quais são os principais cursos escolhidos pelos estudantes.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.