Ação Lixo Zero identifica pontos que jogam efluentes direto no rio

Desde o mês de agosto, a Ação Lixo Zero vem engajando a população com um único objetivo: recolher o lixo descartado na natureza e descarta-lo de forma correta; além de disseminar a conscientização ambiental.

A ação possui várias frentes de atuação, seja por terra ou por água. Desde a primeira edição, os organizadores navegaram pelo Rio do Peixe para fazer um diagnóstico da sua atual situação.

“Na primeira edição, foi realizada a retirada de descartes do Rio do Peixe e foi quando identificamos uma quantidade considerável de canos que jogam efluentes direto no rio. Com isso, sentimos a necessidade de catalogar estes pontos, o que ocorreu nas duas edições seguintes, para que seja feito o monitoramento e análise”, dizem os participantes que já conseguiram catalogar 20km do Rio do Peixe, de onde se inicia o trecho comercial do Rafting até o Parque Barbosa.

Os documentos foram encaminhados à Secretaria de Meio Ambiente e possuem fotos e a localização registrada via GPS de cada ponto identificado. “A ideia é buscar junto aos órgãos competentes e também com os cidadãos, a melhor maneira de solucionar estes problemas”, destacam os participantes.

“O Rio do Peixe é o que temos de mais valor em nosso município, seja para o turismo, para a agropecuária e para nós, moradores, vivermos melhor.  Por isso, é tão importante mantê-lo limpo e com vida! Temos muitas pessoas dispostas em ajudar, entre elas, profissionais com conhecimento técnico, que têm oferecido apoio e orientado sobre qual caminho seguir.

A sociedade está mais unida e com olhos mais abertos para as questões ambientais, esse é o caminho que devemos trilhar agora para construir um futuro melhor para quem vive e melhores experiências para quem visita nossa Socorro.”, enfatizam os organizadores, que já estão organizando uma ação para o dia 15 de novembro. “É importante lembrar que essa é uma ação diária e de todos os 40 mil socorrenses, que podem se organizar com amigos, familiares e sair na sua própria rua e coletar os resíduos. E mais que coletar, o grande objetivo é dar a sua destinação correta. Em Socorro temos os Ecopontos onde é possível destinar o lixo para que o pessoal da Cooperativa “Corenova” dê a destinação correta”, concluem eles.

A Ação Lixo Zero na Natureza é um movimento democrático, apartidário, oriundo de uma população unida que busca uma Socorro melhor e que têm por ambição preservar a nossa natureza. Faça parte!

 

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.