Advogado socorrense lança manual de Direito Processual do Trabalho

Na última semana, o advogado socorrense, dr. Rafael Camargo Felisbino divulgou a publicação de seu segundo livro: “Manual de Direito Processual do Trabalho”. A obra faz parte da Coleção Resumos Jurídicos da Editora JH Mizuno, que tem como objetivo proporcionar um estudo preciso sobre cada uma das disciplinas do direito, de modo a permitir que o leitor realize um exame rápido, porém, com compromisso científico e educacional.

Rafael explica que, embora se trate de obra acadêmica, é voltada à lida prática dos profissionais do direito, advogados, juízes e procuradores e, principalmente, aos estudantes que se preparam para o exame da OAB, provas e concursos na área trabalhista. “Procuramos estudar todas as regras e procedimentos previstos na Constituição Federal, CLT, Código de Processo Civil e demais normas aplicáveis ao processo do trabalho. Para o leitor, tentamos apresentar uma linguagem de fácil compreensão, mas sem descuidar do necessário aprofundamento da matéria, todos os temas e institutos relevantes do processo do trabalho, especialmente à luz da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17), bem como pelo atual e dominante entendimento do Tribunal Superior do Trabalho – TST, sobre o tema”, conta ele que deu uma entrevista ao Jornal O Município.

Como surgiu a oportunidade de participar desta coletânea?

A oportunidade surgiu a convite da Procuradora do Ministério Público do Trabalho e professora, Dra. Carolina Hirata, com quem ministrei aulas na pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas/SP. E também contamos com a aceitação do Procurador do Ministério Público do Trabalho e também professor Dr. Afonso Rocha. Através deles, fui apresentado à coordenação desta coletânea espetacular, onde fui calorosamente bem recebido.

Como ela foi produzida? Levou muito tempo?

O livro foi resultado de muita pesquisa, bem como de detida análise dos julgados dos tribunais trabalhistas, principalmente após a reforma de 2017. Mas, sobretudo, a base da obra foi a análise dos principais temas recorrentes nos últimos concursos para Juiz do Trabalho e Procurador do Ministério Público do Trabalho.

Analisamos cuidadosamente como as bancas examinadoras cobram os principais temas e, diante disso, procuramos abordar de forma sintetizada, objetiva, mas completa e profunda os referidos temas. Ainda, muitas reflexões foram extraídas das reuniões do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito e Processo do Trabalho (GETRAB-USP) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, grupo este o qual tenho a honra de fazer parte. Todo esse trabalho levou aproximadamente 1 ano e meio.

Como se sentiu ao final desta nova produção?

O sentimento é indescritível: a sensação do dever cumprido. E mais, contribuir para que outros colegas e estudantes possam compreender melhor os diversos temas do direito processual do trabalho é um sentimento imensurável. Quando chegamos ao final de grandes projetos como esse, percebemos o quão forte somos: foram investidos finais de semana, madrugadas, muitas privações familiares, para se chegar ao resultado. Mas, quando alcançamos, nós percebemos uma força que nem nós mesmos imaginávamos que tínhamos. Existe uma frase que sempre vejo nas redes sociais que diz: “estude, você nunca vai ouvir alguém dizer que se arrependeu por ter estudado.” É o sentimento que eu tenho hoje após o lançamento deste livro.

Como adquirir um exemplar?

Nesse primeiro momento, temos uma pré-venda pelo site da Editora JH Mizuno: www.editorajhmizuno.com.br , onde o exemplar já poderá ser adquirido, inclusive, por cupom de desconto. Daqui a pouco tempo, já estará disponível nas livrarias de todo o Brasil.

Tem outras novidades previstas?

Sim, estamos entabulando muitos outros projetos e um deles será lançar um novo livro com Comentários à CLT, artigo por artigo.

Algo mais?

Agradeço, primeiramente, a Deus, por me dar saúde, disponibilidade e sabedoria para ter alcançado mais esta vitória. Agradeço ainda aos Professores Doutores Afonso Rocha e Carolina Hirata, por terem me permitido fazer parte desta coleção. Agradeço também à editora JH Mizuno, pela carinhosa recepção e por me permitir fazer parte do grupo dos melhores autores e professores jurídicos do Brasil. Agradeço ainda à minha família, minha esposa, meus filhos, por terem tido paciência comigo nos momentos de ausências familiares, bem como todos os que contribuíram para a finalização desta obra. Espero um dia poder retribuir a todos, de alguma forma.

 

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.