Alunos do Oratório representam o Brasil no festival KWN Panasonic no Japão

Atores em cena do filme

Dia 16/10 foi bastante especial para a comunidade da EE Josephina Galvão de França Andreucci. O vídeo “Caixa de Surpresas”, gravado no bairro do Oratório, registrando paisagens e brincadeiras comuns a todos que ali vivem, foi selecionado para representar o Brasil no KWN Panasonic, no Japão. “Muito bom, hein!? Eles estão com um olhar ótimo! Muito engenhosa a forma de usar a câmera. Aposto nessa juventude de nossa cidade”, avalia o socorrense Diego da Costa, premiado produtor e diretor de Cinema.

Já se tornou uma tradição da escola o desenvolvimento de projetos nos quais os alunos se tornem protagonistas, combinado criatividade e disciplina. Realizam atividades extra curriculares, cujo foco é produção de filmes e participação em festivais de cinema desde 2008. Os alunos interessados são convidados para as reuniões em horário contrário ao das aulas e também aos finais de semana e, assim, planejam roteiros, datas e locais de filmagem, distribuição das tarefas; além de escolherem as melhores cenas, música e orientações para edição de vídeos. Foi nesse contexto que passaram a participar do Projeto da Panasonic desde 2011, a convite de Vera Sanada, do FATU (Festival de Aventura e Turismo).

O primeiro filme produzido pelos alunos para o KWN foi “ Volta aqui moleque”, em 2011, que recebeu uma menção honrosa pela qualidade do vídeo.  Depois fizeram também “Esculturas em madeira” (2013) e “Quase Hans Staden” (2015). Além de “Petar, sob o domínio das águas”, que foi produzido; mas não apresentado, pois no ano de 2017 o Festival foi interrompido. “Caixa de Surpresas”, o projeto selecionado, retrata o valor da amizade, ao apresentar a Daniel, um menino portador de necessidades especiais e algumas das diversas atividades e brincadeiras do cotidiano dele junto com seu irmão.

Nesse projeto, realizado ano passado, os alunos dos 9os anos A e B se engajaram e participaram dos workshops, criação do roteiro e filmagem, contando com a participação especial de um aluno do 6º ano. “Tudo começou quando o professor nos chamou para ir à mesa dele e nos falou sobre o projeto, fiquei tão animada! Fazer parte disso foi maravilhoso, é muito divertido e nos ensina muito, por exemplo, aprendi a fazer roteiro, montá-lo, não é igual o profissional; mas já é bem organizado. Descobri que se desenham as cenas e uma das coisas que mais gostei foi a da gravação, pois ali a gente filma coisas simples, mas que podem significar muito para nós.”, conta empolgada Mariana que fez parte da equipe.

“Foi uma experiência muito boa, com lições de vida incríveis, abriu muito minha mente sobre ver com o olhar do outro, ver que nada é impossível. O contexto que trabalhamos mostra muito a parte de superação, que o menino Daniel teve e, por sinal, ele se deu muito bem com suas dificuldades.”, completa Melissa, comentando sobre o tema abordado. “Amei participar, e gravar as cenas, e fico feliz por fazer parte dessa conquista da escola Josephina!”, acrescenta.

A premiação ocorria presencialmente em março, mas este ano foi realizada agora em outubro, por vídeo conferência, trazendo a feliz surpresa de que a garotada do Oratório representará o país e a América Latina na edição Global do Festival no Japão.  Além do aprendizado proporcionado pelo projeto, a alegria é o sentimento compartilhado não apenas pelos envolvidos, mas por todos da escola “Foi uma experiência única, extremamente gratificante! Começamos com o processo de criação, estudando os temas, e logo pensamos no colega Daniel, que sempre nos mostrou que não há limitações e não falta alegria, apesar das circunstâncias. Criamos o roteiro todo enfatizando a independência dele, e depois de um tempo gravamos. Percorremos o bairro inteiro, nós mesmos manuseando a câmera, nos divertimos, tivemos imprevistos, mas felizmente deu tudo certo. O professor João Carlos sempre nos orientando e ajudando em tudo. Foi incrível!”, finaliza Rafaela.

Equipe de filmagem, nos bastidores do set

Ficha Técnica:
Atores:
Daniel Ferreira Marques, Vinicius Ferreira Marques e Gatinha.
Participações Especiais:
Guilherme Pereira Farias, Guilherme Dias de Souza, Luiz Henrique de Souza Cunha. 
Roteiro:
Luiz Henrique Souza Cunha, Melissa Ferreira Santiago, Mariana Vedovotto Pereira, Rafaela Araujo Souza, João Carlos dos Reis
Filmagem:
Melissa Ferreira Santiago, Mariana Vedovotto Pereira
Orientação:
João Carlos Reis
Assista pelo YouTube  www.youtube.com/watch?v=CLnnq-JyH0&feature=youtu.be

Sobre o KWN

Com o propósito de estimular a criatividade e a capacidade de comunicação e incentivar o trabalho em equipe entre crianças e adolescentes, a Panasonic do Brasil realiza anualmente o programa de cinema global KWN — Kid Witness News Brasil — com alunos de escolas públicas e particulares. O projeto de educação tem o apoio da companhia japonesa, que fornece câmeras e outros equipamentos de produção de vídeo, além de aulas conceituais sobre cinema ministradas pela produtora Aventuras, parceira da Panasonic no KWN Brasil. Qualquer escola socorrense pode participar da próxima edição.

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.