APAE de Socorro recebe alunos dos 6 aos 30 anos

Na última edição, publicamos a relação das escolas de Socorro que estão com o período de matrículas aberto. Na APAE de Socorro não é diferente, pois estão abertas as inscrições para novos alunos para o Ensino Fundamental I, para dois períodos, manhã e tarde, com idades entre 6 e 30 anos. Porém, o processo para que o estudante ingresse na entidade é bem diferente das escolas regulares.

dsc_0752

“Para frequentar a APAE é preciso ter algum tipo de deficiência, seja intelectual, motora, síndrome de down, autismo, ou paralisia cerebral, que seja comprovada com um laudo médico, e também que esteja na idade escolar do Ensino Fundamental I, ou seja, até o 5º ano”, explica a diretora Antonia Cardoso de Oliveira.

Atualmente, a APAE de Socorro conta com 102 alunos e uma equipe multidisciplinar, composta por professores graduados ou licenciados na Educação Especial, auxiliares, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social. “A grande diferença do aluno que estuda aqui e aquele que está no ensino regular é o acompanhamento que ele vai ter durante sua permanência na entidade. Como por exemplo, em nossa sala de autismo, são seis alunos acompanhados por uma professora mais um auxiliar, para dar a necessária atenção. Vale ressaltar que nossos profissionais não atendem clinicamente, fazem apenas o acompanhamento e, caso necessário, encaminham para a Saúde Pública”, conta o secretário João Francisco de Camargo Junior. “Além disso, não somente os alunos, mas também coordenadores e professores da rede municipal recebem orientações e acompanhamento da nossa equipe, para os casos especiais. A APAE de Socorro é a única entidade do município que conta com este tipo de assistência a pessoa com deficiência”, completa Antonia.

E, com 39 anos de fundação, que serão celebrados no próximo dia 17, a APAE de Socorro vem se mantendo, com a colaboração dos sócios contribuintes, dos eventos que promovem ao longo do ano, das verbas públicas, dos projetos, como o de Reciclagem, Óleo de Cozinha e Artesanato, bem como os bazares que contam com a ajuda de muitos doadores e também alguns eventos particulares, que destinam parte do dinheiro arrecadado para a instituição.

“Alguns pais de alunos acabam se tornando sócios contribuintes, doando a quantia que puderem, a partir de R$ 30,00. Com relação às verbas, temos a municipal, que são R$ 300 mil por ano e estamos pleiteando com a Secretaria Estadual de Educação, que até o momento não comunicou seu posicionamento. Estamos preocupados, pois a verba dos alunos com mais de 30 anos já foi cortada e, agora, corremos o risco de não receber nenhuma, ficando com a ajuda do Executivo, que já colabora muito, inclusive cedendo 03 professores para ajudar a ministrar aulas aqui e também com o transporte, que traz e leva para casa praticamente todos os nossos alunos, os quais, na maioria, são da zona rural. Não é fácil”, destaca a diretora.

Almoço Italiano, no dia 20 de novembro

Entre os eventos realizados ao longo do ano para arrecadar fundos, o Almoço Italiano é o próximo deles. Será realizado no dia 20 de novembro, domingo, no Salão de Eventos da APAE, das 12h às 14 horas.

“Será um almoço italiano com músicas ao vivo, de Jonas Show e um cardápio típico, contendo massas de lasanha, espaguete com molhos ao sugo, jardineira e de porpetas, e polenta com frango. Também haverá carnes, salada e sobremesa. As bebidas – refrigerante, cerveja, vinho, suco de uva e água – serão à parte”, convidam João e Antonia.

Os ingressos, limitados, já estão sendo vendidos na sede da APAE, com diretores, professores, funcionários, pais e voluntários, a R$ 25,00 e o almoço poderá ser consumido no estilo self-service ou por meio de marmitex. Crianças de 5 a 10 anos, o valor cobrado será de R$ 12,00, que deverão ser pagos na hora.

Outras informações, na sede da APAE, à Rua Joana Reginato Sartori, 110, Jardim Jussara, ou pelo fone 3855-3412 – destaca o Presidente da APAE, Sr. Wilson Valdo.

.