Baristas socorrenses se destacam na Copa SP Hario V60

Em comemoração aos 466 anos de São Paulo, no dia 25 de janeiro, foi realizada a II Copa São Paulo Hario V60, que busca premiar o melhor preparo no método japonês. A competição, que contou com 36 participantes de todo o Brasil, aconteceu na cafeteria Um Coffee Co., unidade de Pinheiros, na capital paulista.

A cidade de Socorro contou com dois representantes: João Vitor Santana, de 17 anos, representando a Doce Arte Café que, em sua segunda participação, foi o vice-campeão da competição; e Jonatas Mendonça, do time da Fazenda 7 Senhoras, que foi até a semifinal e terminou entre os 12 melhores.

Cada rodada da competição foi composta por três competidores e três juízes, que fizeram as avaliações sensoriais individualmente. Cada barista teve seis minutos para preparar a sua receita. O participante com a xícara melhor avaliada foi para a próxima etapa.

“Todos os competidores usaram o mesmo café, que foi cedido pela organização da copa. O método de preparo foi o mesmo, porém, cada um usou a sua receita”, contam eles, que se surpreenderam com os resultados e saíram satisfeitos com o seu desempenho.

“Quando decidi participar, fui com o pé no chão, sem criar tantas expectativas para não correr o risco de sair decepcionado. Na minha primeira vez, cheguei na semifinal e terminei entre os 12 primeiros. Quando comecei a ver que estava indo bem, fui me animando até chegar à final. Acreditei em mim e consegui terminar com o segundo lugar”, enfatiza ele, agradecendo a oportunidade e o incentivo que recebeu desde quando entrou para a área. “O apoio e a torcida de todos, inclusive do meu irmão Fernando; do meu colega Jonatas, e do Jesse Zerlin, da Doce Arte Café, fizeram toda a diferença para que eu chegasse até onde estou, acreditando que posso ir além”, disse o barista.

Já o estreante Jonatas, que é mestre de torra, não esperava chegar na semifinal. “Para mim, a parte do preparo é mais difícil, já que me dedico à torra dos grãos. Me arrisquei quando decidi participar da competição. Ao ver que minha receita estava sendo aprovada pelos jurados, comecei a me empolgar e saí muito contente com o resultado. Tanto que vou me dedicar mais nesta parte e participar de outros campeonatos”, destaca. “Agradeço também ao Zerlin, por todo o apoio e ao Luiz Eduardo Bovi, do Café 7 Senhoras, que abriu suas portas para que eu trabalhasse com a torra do café. Também deixo aqui a mensagem para meus colegas, Danilo e Henrique, que também têm o talento: quero levá-los comigo na próxima”, afirmou ele.

O café como escolha para o futuro

João Vitor e Jonatas são exemplos de jovens que, no primeiro contato que tiveram com o trabalho de barista, acabaram se apaixonando e definindo-o como sua escolha para o futuro.

No caso de João Vitor, a inspiração veio de dentro de casa. “Meu irmão, Fernando Santana, trabalha há muito tempo como barista e, em 2017, se destacou como o quinto melhor do Brasil; foi ele quem me apresentou e me impulsionou neste trabalho”, lembra ele, que teve sua primeira oportunidade aos 14 anos. “Meu irmão me trouxe direto na Doce Arte, onde comecei a entender mais sobre os processos e tudo o que envolve o preparo de um bom café. Me apaixonei e decidi me dedicar a isso; fiz cursos e me profissionalizei. Muito mais do que um trabalho, o café é a minha paixão”, destaca.

Jonatas também começou novo na profissão. Aos 18 anos, sua mãe indicou a Doce Arte como o seu primeiro emprego. “Mergulhei de cabeça neste mundo! Comecei a entender mais sobre os grãos de café e suas variedades; como funciona a parte química de cada preparo; fiz um curso de degustação para aperfeiçoar o meu paladar e, agora, peguei a torra como o meu negócio”, conta o barista.

Para Jesse, que acompanhou a entrevista com os baristas, esta é uma área que tem muita oportunidade e espaço para que os jovens se encontrem. “Principalmente em nossa região! Qualquer pessoa pode trabalhar com o café; basta se dedicar”, destaca ele, que também se dedica a ensinar. “É uma área que vai crescer ainda mais e abrir muitas portas!”, completou o empresário.