Biblioteca recebe pelo 5° ano consecutivo projeto de dramaturgia

Através de atividades dinâmicas, teóricas e práticas relacionadas ao ritmo, à expressão vocal e corporal, e à criatividade nos textos de teatro, vêm sendo desenvolvidas desde  2015 pelo ITC – Instituto Totem Cultural, oficinas de dramaturgia na Biblioteca Municipal.

Nessa edição do projeto, que busca fomentar a produção literária e teatral junto a um público jovem, estão em destaque as peças de teatro do dramaturgo brasileiro Dias Gomes, que faleceu há exatos 20 anos num acidente de carro em São Paulo.

De acordo com Marinilda Boulay, presidente do ITC e oficineira, Dias Gomes deixa um legado importantíssimo para nossa literatura, com obras de extrema atualidade como o “O Bem Amado”, “Roque Santeiro”, “O Santo Inquérito”, entre tantas outras. “Está sendo uma experiência muito gratificante vê-las ganharem vida na interpretação dos participantes das oficinas. Estou muito feliz  também esse ano por estarmos desenvolvendo o projeto com a “Sala de Leitura” da Escola Narciso Pieroni, cuja coordenadora é a professora Maria Inalda de Arruda”, disse ela.

“Isso nos abre novas perspectivas de continuidade do processo criativo para além das oficinas, indo na escola. Ali poderemos acompanhar mais de perto os participantes na criação de textos autorais para teatro. Em última instância buscamos com esse projeto levar as pessoas à compreensão de que um texto escrito para o teatro tem a mesma importância na literatura que um romance”, conclui Marinilda.

Foto: Alunos da Escola Narciso Pieroni acompanhados da Professora Maria Inalda em oficina de dramaturgia ministrada por Marinilda Boulay na Biblioteca Municipal no 16/05 passado