Biblioteca terá atividades especiais no mês de janeiro

Derik, Giovanna, profª Letícia e Miguel

Na segunda-feira 16/12, Derik Almeida, presidente do Clube dos Amigos da Leitura recebeu, na Biblioteca Municipal, Maria Giovanna Leme (10) e Miguel Villibor (12) novos membros do grupo que tem desenvolvido ações para o incentivo à leitura e a difusão cultural em nossa cidade. Junto com a professora coordenadora do projeto, eles fizeram um balanço das atividades desenvolvidas durante o ano e decidiram não entrar em “recesso” durante as férias, mantendo seus encontros semanais com leitura compartilhada e organizando atividades relacionadas à leitura e oficinas para crianças durante o mês de janeiro.

“As pessoas acham que ler tem a ver só com a escola e estudos, mas a leitura faz parte da vida de todos nós e pode ser também algo divertido. É isso que nosso grupo acredita, por isso não há motivos para parar nossas atividades em janeiro, ao contrário, fizemos parceria com a fotografa Regiane Takarashi que é aluna de pedagogia e virá aos nossos encontros no mês de janeiro. Ela já agendou duas oficinas com leitura dramatizada de livros infantis e faremos origamis e desenhos a partir dessas leituras. ” conta Derik.

Durante o ano, além das reuniões com Leitura compartilhada às segundas na Biblioteca, os Amigos da leitura realizaram 10 Tertúlias Literárias, 4 oficinas literárias, 12 oficinas de produção de texto (criativo e artigo de opinião), 4 oficinas de artes,  6 oficinas de música, dois recitais de piano erudito, duas exposições de artes plásticas e uma exposição pedagógica. Eles também participaram do Projeto “Encontros com escritores Brasileiros” que contou com o apoio do COMUPC e reuniu adultos para ler e conversar sobre crônicas de Clarice Lispector, Luiz Fernando Veríssimo, Ivan Ângelo, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis e Cecília Meireles, além do romance “As meninas” de Lygia Fagundes Telles.  Na reunião com os novos membros foram lidos alguns livros infantis para selecionar os que farão parte das atividades com as crianças menores em janeiro e estabelecido um cronograma de metas para 2020.

A Biblioteca Municipal, principal parceira do Clube, deverá divulgar as datas das oficinas de janeiro após as festas de fim de ano. Já os encontros semanais para leitura compartilhada acontecerão todas as segundas, na Biblioteca, sempre com início às 15h.