Canal alerta para dicas ‘furadas’ sobre atividade física, alimentação e saúde

Nunca se falou tanto de ‘fake news’ – ou notícia falsa – como agora. A velocidade e a facilidade de propagar informações, principalmente através das redes sociais, vem causando muitos transtornos, não apenas com a disseminação de boatos, mas também com diversos casos de ‘blogueiros’ que dão orientações relacionadas a atividade física, alimentação e saúde, sem o embasamento científico, ocasionando riscos desnecessários.
Para ajudar as pessoas a distinguir o que é realmente benéfico do que pode causar prejuízos à saúde, o educador físico socorrense Francis Ribeiro de Souza se juntou ao colega Marcelo Rodrigues dos Santos e se uniram para criar no YouTube o canal “Minuto CAF”. Entrevistado pelo O Município, Francis fala da proposta do canal e dos riscos de seguir os modismos na internet.

O que é o Minuto CAF?
“Minuto CAF” significa Minuto da Ciência da Atividade Física. É um canal que criamos recentemente no YouTube e onde iremos publicar de um a dois vídeos semanais com o objetivo de abordar assuntos relevantes de diversas áreas da saúde e desmistificar informações sem caráter científico relacionado a atividade física, alimentação e saúde. O público-alvo são profissionais da área da saúde e, é claro, também a população em geral.

Como surgiu a ideia?
A ideia surgiu devido ao crescimento das mídias sociais como fonte de informações. Entretanto, ultimamente, diversas informações relacionadas à área da saúde vêm sendo transmitidas muitas vezes de maneira empírica, sem embasamento ou comprovação científica, como por exemplo exercícios que supostamente trazem resultados mais rápidos e dietas milagrosas para perda de peso.
O alerta que fazemos é que esse tipo de informação, muitas vezes propagadas por leigos, pode não trazer os resultados esperados e até mesmo colocar a saúde em risco. Nossa ideia é de desmistificar e combater essas orientações incorretas, explicando de maneira simples como a ciência pode ajudar as pessoas a ter uma vida mais saudável por meio de exercício físico e alimentação de maneira segura e eficaz.

Quais assuntos são abordados e como acessar o canal?
O canal trata de diversos assuntos relacionados a área da saúde como por exemplo, atividade física, prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, fisiologia, alimentação e qualidade de vida. Para quem quiser se inscrever, basta acessar o “Minuto CAF” no YouTube e ativar o sininho de notificações. Dessa maneira, cada vez que publicarmos um vídeo, a pessoa inscrita receberá uma mensagem para ter acesso direto ao conteúdo. Além disso, também estamos abertos a comentários em nossos vídeos e para sugestões sobre temas para abordarmos em vídeos posteriores.

Sobre os idealizadores

Francis Ribeiro de Souza – formado em Educação Física, Especialista em Prevenção e Reabilitação Cardiovascular pelo Instituto do Coração (InCor, HCFMUSP) Doutorando em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP (InCor, FMUSP). Instagram: @_francisribeiro

Marcelo Rodrigues dos Santos – formado em Educação Física, Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e Pós-Doutorado pela Universidade de Göttingen (Alemanha). Pesquisador Científico do Instituto do Coração (InCor, HCFMUSP).
Instagram: @profmarcelorsantos

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.