Capa do “O Município” aparece em documentário que faz releitura do governo militar

Uma capa do jornal O Município, com data de 1º de dezembro de 1979, estampando a manchete “Adeus à Arena e ao MDB”, aparece com destaque numa das cenas do documentário “1964 – O Brasil entre armas e livros”, que apresenta uma nova versão histórica sobre o período em que o país foi governado pelos militares (1964-1985).

Dirigido por Henrique Viana, Filipe Valerim e Lucas Ferrugem e produzido de forma independente pelo Brasil Paralelo, o documentário é a maior obra cinematográfica já realizada sobre o tema e se propõe a promover uma releitura desse período da história recente do país. Contando com apoio de setores conservadores e a simpatia do próprio Jair Bolsonaro, “1964 – O Brasil entre armas e livros” procura descontruir a tese de que a esquerda brasileira lutava pela democracia durante o governo militar.

O documentário inclui depoimentos de filósofos, pesquisadores, jornalistas e historiadores, como Olavo de Carvalho, William Waack e Luiz Felipe Pondé. A equipe de produção também viajou até o Leste Europeu para buscar nos documentos, até então, secretos, do serviço de inteligência da extinta Tchecoslováquia, fatos desconhecidos até agora da opinião pública brasileira.

Como não poderia deixar de ser. O documentário está cercado de controvérsia. Já foi alvo de protestos na semana e teve o lançamento cancelado pela rede Cinemark, a maior do país. Mesmo assim se tornou fenômeno na internet: alcançou em cinco dias a marca de 3.971.323 visualizações.

Com relação à capa de O Município exibida no documentário, faz parte do período em que o jornal tinha à frente como o diretor o dentista e político Imir Baladi, que também chegou a ser prefeito de Socorro. Trata-se de um material raro até mesmo para nossos arquivos, visto que a maior parte dos jornais desta época foram perdidos na enchente que atingiu a cidade, em 1970.

 

Confira!

Para assistir ao documentário, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=yTenWQHRPIg

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.