Casarão na Praça da Matriz tem, atualmente, 125 anos

Na edição nº 3.942, de 10 de janeiro de 1997, O Município publica a história do Casarão da Praça da Matriz, que hoje pertence aos herdeiros do professor Alcindo de Oliveira Santos, cuja matéria foi produzida pelas alunas Aline, Carla, Edléia, Patrícia e Priscila, da 6ª série D da professora de História, Adriana de Barros, da Escola Estadual de 1º e 2º Graus “Narciso Pieroni”.

Casarão na Praça da Matriz tem 104 anos

O casarão localizado na Praça que hoje tem o nome de Cel. Olímpio Gonçalves dos Reis foi construído em 1892, para residência do Sr. Anacleto Olinto de Camargo, estilo neo-clássico.

Em 1934, sua fachada foi modificada pelo escultor José Reginato (Pepe) que introduziu naquele e em outros prédios da cidade, aplicações “art noveau”, nas paredes externas da frente.

Posteriormente, esse prédio passou a pertencer ao Sr. Cirilo Gilberto de Lima, conhecido por “Cirilo André”, casado com Dona Maria Eulália. Após sua morte, Dona Maria Eulália vendeu a propriedade para o nosso saudoso Professor Alcindo de Oliveira Santos por 30 contos de réis (moeda vigente na época dessa transação).

Hoje a casa pertence aos seus herdeiros Selma, Vilma e Alcindo de Oliveira Santos Junior, sendo utilizada pelos mesmos em finais de semana e férias.

O casarão da Praça, enquanto propriedade e residência da família de Anacleto Olinto de Camargo, era conhecido como um local onde eram realizados saraus, já que a família era composta de vários músicos que tocavam violino, flauta, piano e outros instrumentos.

Enquanto residência da Família do Professor Alcindo no período de 1953 a 1963 serviu como “Escola”, quando eram usadas as salas da frente para o curso de Admissão ao Ginásio, ministrado pelo próprio proprietário.

Por muitos anos, o casarão serviu, também, para hospedar muitos socorrenses e amigos da terra que, residindo fora, para cá retornavam nas tradicionais Festas de Agosto.

Apesar dos seus 104 anos, os proprietários  sempre fizeram questão de restaurar, conservando as características de quando construído.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.