Ceramistas levam Queima de Raku para Embu das Artes

A cidade de Socorro, representada pelas ceramistas  Luka Fagundes e Rosa Pereira, participou do evento “Casa de troca, Mãos de barro”/Diálogos ES SP, entre os dias 3 e 5 de agosto.

O encontro de diálogos entre dois estados aconteceu na cidade de Embu das Artes/SP. As ceramistas levaram para o encontro a alquimia da queima japonesa Raku, oriunda do Japão e datada do século XVI, vinda da dinastia Raku e utilizada para preparar as peças da cerimônia do chá, muito utilizada neste país, e também pela cultura deixada de geração à geração.

“A queima foi feita com as peças dos ceramistas do ES e de SP e obtivemos um resultado surpreendente de transformação, que é o esperado deste tipo de queima, com peças únicas e exclusivas deste dia”, conta Rosa.

O evento nasceu do projeto e parceria entre a artista capixaba Shila Joaquim e Paulo Dud,  artista e representante do Embu SP, com parceria da Secretaria de Turismo e de Cultura local.

O convite também se estendeu para fazerem parte da exposição que fica até o dia 19/08, no Centro Cultural Mestre de Assis, em Embu das Artes.

“Fomos muito bem recebidas por todos,  incluídas numa grande família da cerâmica. Nossa gratidão aos organizadores, ceramistas que nos receberam tão bem, à Secretaria de Cultura de Socorro SP, Tiago Faria e ao apoio da Socopisos Materiais de Acabamento, Bel Lopes”, encerram.

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.