Comissão de Meio Ambiente do Socorro 2029 lança o projeto “Rua Viva”

Anote na agenda: domingo, dia 21 de julho, das 10h às 17h, as ruas 13 de Maio e Campos Salles (a partir do Edifício dos Quarenta) estarão fechadas para o trânsito de veículos, permitindo que a população vivencie o projeto “Rua Viva”, idealizado pela comissão de Meio Ambiente do Projeto Socorro 2029.

Lígia Soares, representante da comissão, esteve em nossa redação, para falar sobre a proposta. De acordo com ela, o objetivo principal é criar um espaço de interação entre os socorrenses para aproveitar a rua livre de veículos.

O objetivo secundário, de acordo com Lígia, é fazer com que os comerciantes abram suas portas aos domingos; disseminar os espaços artísticos, culturais e esportivos da cidade, com um viés mais sustentável.

Ligia sugere que os participantes usem transportes alternativos, que não causem impacto ao meio ambiente, como bicicleta, skate ou mesmo andem a pé. A comissão pretende fazer o Rua Viva em todos os segundos domingos de cada mês. Crianças e pets são bem-vindos.

No dia haverá lixeiras sinalizadas, para a separação correta do material reciclado e dos resíduos orgânicos. Fotógrafos também estarão presentes – e disponibilizarão as fotos gratuitamente depois do evento. Também será feita uma pequena entrevista com os munícipes que ali estiverem. A pergunta “O que se espera de Socorro no futuro?” ajudará a comissão a saber o que os socorrenses aguardam para os anos seguintes.

Ligia comenta que estão chamando a participar músicos, artesãos (para oficinas e exposições), academias, aulas de dança e brinquedos infláveis para as crianças. Para participar do evento, artistas devem entrar em contato com a própria Lígia, pelo telefone (19) 99749-4215, ou com Amanda, pelo (19) 99994-9495.

Haverá também a participação da ACE, que estará fazendo o Cadastro Positivo, um posto do Sebrae e no cinema, a exibição do filme “Homem Aranha – Longe de Casa” é um atrativo para os expectadores que ali passarem.

Outra iniciativa do projeto é fazer os turistas dos hotéis e pousadas da cidade a participarem do “Rua Viva” e, para isso, estão fazendo contatos com a rede de hospedagem. “Também vamos incentivar os restaurantes a colocarem suas mesas para fora, para fazer a vivência ao ar livre”, ressalta Ligia. Os centros de compras – Moda Shopping de Fábrica, Feira Permanente de Malhas e Circuito das Malhas Outlet também terão atrações alinhadas com o projeto.

A comissão do Socorro 2029 está aberta para aumentar a qualidade de vida de Socorro e traçar diretrizes de desenvolvimento sustentável até 2029. Alguns objetivos do “Rua Viva” estão alinhados com a agenda 20 / 30 da ONU.

Em breve, a organização do evento publicará um mapa com as alterações nos dias de “Rua Viva”.

Socorro 2029
O projeto Socorro 2029 tem como principal objetivo garantir que a cidade chegue em 2029 com uma qualidade de vida muito melhor, gerenciando os impactos do desenvolvimento e garantindo a geração de empregos.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.