Como a sensibilização ambiental pode provocar mudanças nos jovens?

Utilizar o ambiente escolar para incentivar os alunos a respeitar a natureza é uma excelente estratégia de sensibilização ambiental. A preocupação com a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida tornou-se algo cotidiano e, rotineiramente, assuntos relacionados a esses temas são discutidos em sala de aula.

Por que não aproveitar a educação ambiental informal, trabalhando a interdisciplinaridade dentro da escola? Juntar professores e alunos e discutir, todos juntos, assuntos relacionados à conservação do meio ambiente.

Essa é uma das propostas do Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Recentemente o Verde Novo esteve em Munhoz/MG, junto com os alunos da Escola Estadual Emílio Moura. Cerca de 150 alunos dos ensinos Fundamental e Médio e seus professores acompanharam a educadora ambiental do projeto, Tatiana Oliveira, durante a exposição sobre a situação ambiental da região e as ações que poderão ser feitas para ampliar o impacto positivo da restauração florestal.

O município de Munhoz e seus vizinhos mineiros Bueno Brandão, Senador Amaral e Monte Sião, comparados aos demais municípios da região, são os que têm menor percentual de área de vegetação nativa. “Esses municípios estão localizados na cabeceira da bacia do rio do Peixe, ou seja, as nascentes do rio vêm dessa região, que está bastante fragmentada e degradada. É preciso dar atenção à esses municípios e envolver cada vez mais a população quanto a gravidade desse cenário. As atividades de educação ambiental do projeto Verde Novo têm a proposta de sensibilizar esses jovens para uma mudança de comportamento”, comenta a Coordenadora do projeto, Flávia Balderi.

Esses estudantes são filhos de proprietários de terra que também precisam ser sensibilizados sobre a importância da conservação das florestas. São eles os multiplicadores que contribuirão para que o conhecimento chegue a seus pais e familiares.

Verde Novo
O Verde Novo é um projeto executado pela Copaíba, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo contribuir para conservação e restauração da Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. Como principais ações estão a produção de mudas de árvores nativas, a educação ambiental de crianças e jovens, por meio das vivências ambientais no Viveiro Florestal Copaíba, e a restauração florestal das propriedades dessa região.

As escolas que tiverem interesse em participar podem entrar em contato pelo telefone (19) 99953-8382 ou por email verdenovo@copaiba.org.br  Mais informações no site: copaíba.org.br/verdenovo.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.