Comunidade NEFTAI de Socorro já ajudou a resgatar do vício mais 700 pessoas

Fundada em 2010, a comunidade NEFTAI Socorro é uma instituição sem fins lucrativos e seu objetivo é resgatar pessoas que se envolveram no mundo do álcool e das drogas, restaurando famílias e casamentos. Em nove anos de funcionamento na cidade, a comunidade NEFTAI já atendeu cerca de setecentas pessoas em sua sede, no Bairro Agudo, e seus projetos sociais, como grupos de apoio, já ajudaram mais de sete mil pessoas. Atualmente, a entidade abriga 45 pessoas e o índice de recuperação chega a 90%.

Renan Silva Fernandes, de 32 anos é o cofundador de Socorro e esteve em nossa redação para falar da comunidade. Acompanhado de sua filha, Vitória, de seis anos, ele contou que decidiu criar a entidade em Socorro depois de passar por tratamento no núcleo da entidade de Jundiaí, há 14 anos. Ele explica que a base da comunidade é oração, trabalho e disciplina e o tratamento abrange áreas psicológicas, emocional, física e espiritual.

Os acolhidos pelo NEFTAI passam nove meses e três dias em tratamento, sendo acompanhados pelos coordenadores capacitados, voluntários, psicólogos, nutricionistas e contam com o apoio da saúde pública municipal, além da laborterapia (terapia ocupacional). Do quinto ao oitavo mês de tratamento os acolhidos fazem as visitas de ressocialização. “A ideia é conciliar o tratamento com a vida social”, ressalta Renan.

O tratamento é feito de livre e espontânea vontade do acolhido, sendo que a comunidade recebe doações, ajuda da Prefeitura e uma ajuda de custo das famílias. As vagas sociais (que isentam qualquer valor) são destinadas conforme a disponibilidade e para o acolhido ocupa-lás é necessária uma triagem feita por assistente social para comprovar a baixa renda.

As reuniões do grupo de apoio acontecem todas as segundas-feiras, às 19h30, na Igreja São Sebastião, no Jardim Araújo. O grupo de apoio também é direcionado às famílias dos acolhidos. “O fundamental é ter Deus na vida da pessoa”, diz Renan.

“A continuidade pós tratamento também é muito importante. Orientamos os que já concluíram o tratamento a frequentar os grupos de apoio, retiros, cursos e a seguir uma religião”, diz o coordenador de Socorro.

Vida nova
Conversamos com uma pessoa que frequentou o NEFTAI. Ela nos conta que o vício do álcool começou aos quinze anos. Já tinha procurado ajuda anteriormente e depois de sofrer uma recaída, buscou o NEFTAI. Hoje com 44 anos, ela se orgulha em estar recuperada e diz que o primeiro passo é assumir nossas fraquezas, deixar de lado o orgulho e procurar ajuda. Também ressalta a importância de frequentar os grupos de apoio depois do tratamento.

Como ser acolhido pelo núcleo do NEFTAI
Para quem deseja ser um acolhido NEFTAI, basta entrar em contato com o Departamento de Saúde da Prefeitura, pelo CAPS, o qual fará o acompanhamento médico que comprove a necessidade de tratamento. Entre em contato com o NEFTAI Socorro pelos telefones: (19) 99797-6191 ou 99628-2949.

Renan, em nome de toda a comunidade, agradece à Prefeitura, ao prefeito André Bozola, ao Departamento de Saúde, ao secretário de Saúde Josué Ricardo Lopes, às gestões anteriores – que sempre deram apoio e a todos os benfeitores desde o início.

Serviço – Associação Bodas de Caná “Comunidade Neftai” – CNPJ 13.420.820/0001-84, fones: (19) 99628-2949, c/ Renan, (19) 99797-6191, comunidade e (19) 99898-5953, c/ Anita. E-mail: comunidadeneftai@hotmail.com. Endereço: Estrada Socorro Monte Alegre do Sul, Km 15 – Sítio São Benedito, s/n – Socorro/SP.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.