Congadas: cortejo de cores e devoção despede-se, levando saudades e deixando um site

A exposição “Congadas: cortejo de cores e devoção” encerrou na 3ª feira, dia 22 de maio, após ter sido prorrogada e ter tido mais de 1300 visitas, o maior número até então conhecido por nosso Museu.

Marinilda Boulay, coordenadora da exposição e presidente do ITC – Instituto Totem Cultural, um dos realizadores do evento, comenta: “o sucesso dessa exposição e do projeto que a envolve deu-se, em grande parte, graças à adesão da população e das escolas da cidade, que prestigiaram amplamente a mostra. Estamos desenvolvendo esse projeto desde janeiro, com oficinas de arte naïf, contações de histórias e apresentações da congada. Ele confirma a importância do desenvolvimento de ações de fomento às manifestações da nossa cultura popular e tradicional, para que possam ser valorizadas e ter continuidade”.

Graças aos diferentes projetos realizados na área da cultura tradicional pelo ITC – Instituto Totem Cultural, ao longo de seus 10 anos de atividades, ou seja: “Congada nas Escolas”; “Fitas e Flores”; “Congada, congadinha” e agora o “Congadas: cortejo de cores e devoção”, nossas congadas foram fortalecidas, e ganharam mais membros. Novas congadas nasceram e tiveram sua continuidade, como as do Bairro Moraes, sob o estímulo da diretora da EE José Dini, Joelma Vaz de Lima, e de Selma, sua coordenadora; e a do Bairro Rubins, com o mestre Maciano.

A Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo é um patrimônio cultural imaterial socorrense; alertamos para a necessidade de protegê-la. A congada confirma a missão histórica do nosso povo formada pelo sincretismo de várias culturas, compreendendo a indígena, que aqui já estava antes da colonização, os europeus e, por fim, os afro-descendentes. Nosso povo é feito da mistura e já tem a tolerância com o que é diferente no seu sangue, sendo um exemplo para os outros povos e continentes.

A nossa congada dos anciãos de São Benedito e Divino Espirito Santo realizou sua última apresentação, dentro do projeto, no domingo, dia 20 de maio, em São Luiz do Paraitinga, durante a tradicional Festa do Divino daquela cidade. Ela foi recebida pelo secretário da Cultura de cidade, Netto Campos.

O projeto

“Congadas: cortejo de cores e devoção” tem sua continuidade por meio do site: congada.art.br, que traz a memória viva de todas as ações que nele foram desenvolvidas.

Esse projeto foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC 2017, associação e editora ITC- Instituto Totem Cultural. E conta, ainda, com o apoio de: Totem Musicais, Prefeitura de Socorro, por meio das secretarias municipais de Cultura e a de Turismo, Projeto Cor-Ação, ComupC – Conselho Municipal de Políticas Culturais, Comtur – Conselho Municipal de Turismo, Biblioteca Municipal, e Museu Municipal.