Cooperativa de Reciclagem Corenova completa dois anos de atividades

No domingo, dia 3 de Maio, a CORENOVA, Cooperativa de Trabalho de Reciclagem Nova Esperança de Socorro, completou dois anos de atuação em Socorro.

No início, a CORENOVA era formada por apenas 5 cooperados e poucos equipamentos, mas isso não impedia que um grande trabalho fosse realizado: em 2018, a cooperativa era capaz, em média, de destinar às recicladoras 30 toneladas de materiais mensalmente. Um ano depois, em 2019, a equipe aumentou para 23 cooperados. E a média de materiais reciclados triplicou, atingindo 90 toneladas por mês de mais de 80 tipos de materiais recicláveis diferentes!

Foram mais de 1000 toneladas de materiais recicláveis retiradas do meio ambiente e destinadas ao início da cadeia de produção para se tornarem objetos novamente; poupando matéria prima, energia e trabalho.

Além dos benefícios ambientais, 19 famílias são sustentadas pelo trabalho da CORENOVA. Todos os cooperados são pessoas de alta vulnerabilidade social e com poucas oportunidades de prosperidade, alguns já foram presos e são ex-usuários de drogas.

Além das famílias diretamente ligadas à cooperativa, também conseguimos comprar materiais recicláveis de catadores autônomos por um valor justo pelo trabalho exercido por eles nas ruas da cidade.

Foram dois anos de muito amor, união, dedicação, aprendizagem e força de vontade. Superamos inúmeros obstáculos e vencemos diversas batalhas. Nesses anos, exercemos atividades de educação ambiental com mais de 8 escolas e 200 alunos, além de intervenções na rua diretamente com a população. Desde o segundo semestre de 2019, a zona rural passou a ter coleta seletiva; são mais de 20 toneladas retiradas dos bairros rurais mensalmente. Cuidamos dos 3 ecopontos da cidade. Vencemos um edital para a construção de um novo galpão. Adquirimos novos equipamentos e melhoramos nossa estrutura.

A importância da coleta seletiva é enorme: diminui a exploração de materiais; contribui para diminuir a poluição; aumenta a qualidade de vida da população; prolonga a vida útil dos aterros sanitários; gera empregos; gera receita para o município; estimula a concorrência por atitudes benéficas; contribui com a valorização dos profissionais de limpeza pública.

Estima-se que 1.000 Kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas

1.000 Kg de vidro reciclado = 1300Kg de areia extraída poupada

1.000 Kg de plástico reciclado = milhares de litros de petróleo poupados

1.000 Kg de aço reciclado = 1000Kg de minério de ferro e 155Kg de carvão extraídos poupados.

Nós, da Cooperativa de Trabalho de Reciclagem Nova Esperança de Socorro, estamos aqui para batalhar por um mundo melhor. Sabemos que qualquer desenvolvimento precisa de sustentabilidade para poder ser considerado um avanço. Reciclagem é um dos principais pilares da economia circular e um quesito fundamental para a formação de uma comunidade saudável. Nesses dois anos tivemos grandes e surpreendentes conquistas, ainda assim, podemos afirmar com toda certeza: nosso trabalho está apenas começando. Se depender de nossa fé e força, a cidade de Socorro será um símbolo nacional em gestão de resíduos sólidos recicláveis e educação ambiental!

Gostaríamos de agradecer a Prefeitura Municipal de Socorro por esses dois anos de parceria e confiança. Sentimos uma enorme gratidão por todo o carinho e reconhecimento da população. Agradecemos a todos que contribuíram e contribuem para que nosso trabalho seja possível.

Assinado: Acácio Batista, Adriana Souza, Amanda Dutra, Amanda Souza, Camila Casagrande, Catarina Floriano, Carlos Bueno, Edmilson de Oliveira, Everton da Silva, Felipe Ferreira, Fernando Bueno, Flávia Souza, Geraldo Alves, João Ferreira, Leonardo Santiago, Marcelo Ferreira, Mateus Buzatto, Miguel Marques, Pamela Costa, Richard Cardoso, Silvia Godoi, Valquiria Brolezi, Valdir Correa e Sueli Godoy.