Copaíba comemora 15 anos

COPAIBA -  15 anos xx

É chegado o momento de celebrar os 15 anos de história e luta em prol da Mata Atlântica.

No dia 7 de setembro de 1999 a Copaíba foi fundada por um grupo de amigos que, percebendo a degradação da Mata Atlântica no município de Socorro-SP, resolveu agir e trabalhar com a restauração de matas ciliares, inicialmente, do Rio do Peixe. A primeira ação do grupo foi modesta: um plantio de 80 mudas em uma área às margens do Rio do Peixe em Socorro, sob a responsabilidade de voluntários.

A ideia de restaurar a Mata Atlântica na região ganhou a adesão de novos voluntários e de outras organizações. Com o tempo, o trabalho da ONG ganhou corpo e desenvolveu membros a partir de diversas ações integradas na área ambiental, de projetos e programas de restauração florestal à produção de mudas nativas, iniciativas de sensibilização à participação em políticas públicas em meio ambiente.

Com a mudança, as ações foram ampliadas e a bacia do rio Camanducaia também passou a fazer parte dos projetos de restauração florestal. A partir de então, sua missão passa a ser “Conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia”. Atuam, hoje, em 13 municípios da região leste do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. São eles: Amparo, Águas de Lindóia, Lindóia, Itapira, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pinhalzinho, Socorro, Serra Negra, Bueno Brandão, Munhoz, Toledo e Monte Sião.

Aquele grupo de pessoas e voluntários se tornaram uma instituição consolidada, com uma sede própria e com grandes frutos.

Nesses 15 anos de história, a Copaíba sensibilizou mais de 25.000 estudantes e proprietários de terra, recuperou mais de 2.000.000 m² de áreas degradadas com o plantio de 260.000 mudas, em 118 propriedades. No total, a mata ciliar de mais de 100 córregos e o entorno de 110 nascentes que estavam secando foram recuperados e, hoje, alguns proprietários já comemoram o aumento do fluxo da água.

Todos esses anos de trabalho não seriam conquistados se não fosse o apoio da comunidade, de empresas e pessoas físicas que colaboram com a Copaíba todos os meses. Somos muito gratos por todos esses resultados e esperamos que nos próximos anos de trabalho, mais áreas sejam restauradas, pessoas sensibilizadas e mudas produzidas.

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.