Copaíba oferece apoio aos proprietários de terra

Com a publicação da Lei nº 12.651/12, a nova lei florestal brasileira, definiu-se que Estados, Distritos Federais e União são obrigados, até 2014, a implantar em suas esferas o PRA – Programa de Regularização Ambiental.

O PRA é um conjunto de ações que os proprietários de terra deverão cumprir, para regularizarem suas propriedades. A preservação e recuperação da reserva legal é o principal objetivo do cadastro.

Para a adesão no programa, foi criado o CAR – Cadastro Ambiental Rural. O proprietário deverá informar, por meio de um questionário na internet, dados sobre as dimensões da propriedade, localização, tipo de produção, o tamanho e o estado de conservação da reserva legal, entre outras informações. O cadastro será obrigatório para todo o território nacional, porém, no momento está disponível apenas para o estado de São Paulo pelo site  http://www.ambiente.sp.gov.br/car/.

Em geral, os proprietários que não cadastrarem suas propriedades e não iniciarem a recuperação de suas Áreas de Preservação Permanente e reservas legais, a partir 2017, serão impedidos de realizar empréstimos rurais nas instituições financeiras.

Aproveitando a recomendação para a recuperação florestal das propriedades rurais prevista na lei federal, a Copaíba oferece ajuda e apoio aos proprietários que têm interesse em adequar ambientalmente suas propriedades e assim, mantê-las em dia com a legislação.

Colabore com a missão da Copaíba, de conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, faça uma visita à Associação e cadastre sua propriedade nos projetos de recuperação florestal. Após a aprovação técnica, você receberá gratuitamente mudas, formicidas, hidrogel e o acompanhamento técnico por dois anos.

Mais informações: (19) 3895-8382, atendimento@copaiba.org.br ou no site www.copaiba.org.br.

A Copaíba é uma entidade sem fins lucrativos que atua, há 14 anos, com a missão de conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. São projetos voltados à recuperação de matas, produção de mudas, sensibilização ambiental e políticas públicas. Tais ações são realizadas na região leste do estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais, abrangendo 13 municípios.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.