De Porto a Lisboa: as surpresas pelo caminho

Leitura obrigatória

Aveiro

Trezentos quilômetros separam a querida cidade de Porto a toda linda Lisboa. Nesta semana, quem nos dá dicas do roteiro de 10 dias feito em Portugal é Beatriz Fontana. Ao lado do marido, Marcos Verzani eles conheceram maravilhas pelo caminho do país que, de tão pequeno, permite ser explorado “de cabo a rabo”. Confira:

Nosso roteiro se iniciou em Porto, lá ficamos três dias: uma cidade maravilhosa, que achei a mais bonita de todas. As ruas todas restauradas e as igrejas com azulejos branco e azul muito pitorescas. Não pode deixar de ir no tradicional Café Majestic! E o bônus do fim de tarde: ver o pôr do sol em algum barzinho às margens do rio Douro é imperdível.

Saindo de Porto, nossa próxima parada foi Aveiro, conhecida como “Veneza Portuguesa”. Lá ficamos poucas horas, caso faça essa viagem, não deixe de provar o tradicional doce da cidade chamado de “ovos moles” (doce a base de ovos e açúcar). Aveiro é uma cidade muito pequena e foi super rápido de conhecer. Logo saímos com destino a Nazaré, porém, no meio do caminho encontramos Alcobaça e resolvemos conhecer o que foi “um achado”, pois tivemos o prazer de visitar o mosteiro de Alcobaça, onde estão enterrados Inês de Castro e Dom Pedro I (foi impossível não lembrar das aulas de literatura da nossa querida professora Sônia Colli). O mosteiro é algo totalmente diferente do que foi visto no restante da viagem, é uma igreja com o interior todo com iluminação natural, algo muito clean, diferente das outras que  conhecemos no meio do caminho. Dica: não deixe de tomar um café na praça do mosteiro, a vista é linda!

Saindo de Alcobaça, fomos para Nazaré, conhecida mundialmente como a cidade das ondas gigantes. É realmente incrível. No dia em que estávamos lá, as ondas tinham aproximadamente 15 metros, algo surreal!

Dica: o jantar na rua principal, de frente para o mar, com o pôr do sol ao fundo vale a pena.

Óbidos

Partindo de Nazaré, passamos por Óbidos, uma antiga cidade inteira cercada por muros como os antigos feudos. Para conhecê-la é preciso ir a pé, pois não se pode entrar com carro. Dica importante: use um calçado que não escorregue, pois as pedras das ruas são muito lisas, bem propícias para alguns tombos. Também não deixe de provar a Ginjinha, um licor típico local.

Próxima cidade: Lisboa

Em Lisboa ficamos 4 dias, nos quais pudemos conhecer os pontos turísticos mais famosos,

1-Descendo a avenida da Liberdade, que praticamente é um shopping a céu aberto, saímos para a praça do Comércio e rua Augusta, roteiro para fazer a pé, conhecendo todos os detalhes do local, principalmente os restaurantes, azeitarias e adegas que são ótimas.

2- Outro passeio é a torre de Belém e mosteiro dos Jerónimos e o Padrão do descobrimento.

Passeio de tuc tuc em Lisboa

3- O ponto alto do roteiro de Lisboa foi quando resolvemos fazer um passeio de tuctuc (o motorista é brasileiro e super recomendo “The best Oliver tour in Lisbon”). Foi divertidíssimo e muito prático, conhecemos a região do castelo de São Jorge, Igreja de Santo Antônio, Catedral da Sé, Miradouro Santa Luzia… Foi muito bom termos ido de tuctuc, pois como esta parte da cidade é cheia de subidas e descidas, então facilitou bastante.

 

 

Distâncias

Porto a Aveiro: 75 km
Aveiro a Nazaré: 152 km
Nazaré a Óbidos: 45 km
Óbidos a Lisboa: 85 km
De Lisboa também fomos para Évora a 140 km, uma cidade com famosas vinícolas e que possui os restos de um antigo templo romano.

Galeria de fotos

Evora

 

Miradouro de Santa Luzia

 

Mosteiro de Alcobaça

 

 

 

 

 

 

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias