Demora na votação e apuração em menos de 24 horas marcam estreia da urna eletrônica em Socorro

Duas fotos de grandes filas ilustram a manchete da edição nº 4238, de 11 de outubro de 2002, com o título “Festa da Democracia deixa eleitor durante horas na fila”, que relata a demora da votação, as grandes filas e o calor intenso, tendo como recompensa os votos apurados em menos de vinte e quatro horas depois do encerramento da votação. Esse foi um resumo sobre o que aconteceu na estreia das urnas eletrônicas em Socorro.

O sistema de votação em urnas eletrônicas teve seu início nas eleições municipais de 1996, porém o uso em 100% do território nacional foi acontecendo gradativamente.

“Festa da Democracia deixa eleitor durante horas na fila”

Dificuldades dos eleitores para votar nas urnas eletrônicas causaram filas enormes em todo o país, e Socorro não fugiu à regra. A demora em votar – variando de 2 a 3 horas – e o calor intenso, provocaram tonturas e desmaios em vários eleitores.

Segundo informações da Polícia Civil, foram registradas 10 ocorrências relativas à boca de urna. Os infratores ficaram detidos no Ginásio Municipal de Esportes, onde foram lavrados os Termos Circunstanciados.

A demora em votar foi compensada pela rapidez da apuração. O Brasil conheceu o resultado das urnas de 95% apuradas – em menos de 24 horas depois de encerrada a votação, graças ao sistema de informatização, o mais amplo e moderno do mundo.

À 1 hora da manhã de 2ª feira, Socorro já conhecia o resultado local, onde os mais votados foram: Serra (7.105 votos); Alckmin (7.989 votos); Tuma (8.251 votos) e Mercadante (6.091 votos), Nadir Dalan (6.019 votos) e Maurício Santos (6.506 votos), para os respectivos cargos de Presidente, Governador, Senadores, Deputado Federal e Deputado Estadual. No estado, Genoíno superou os votos de Maluf – 2º colocado em Socorro, e vai disputar com Alckmin o segundo turno das eleições, em 27 de outubro. Para a presidência da República, o segundo turno será disputado entre Lula e Serra.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.