Edição nº 4104 anuncia obras e relembra história da Praça 9 de Julho

Em 24 de março de 2000, na edição nº 4104, O Município tinha como matéria de capa, a notícia da reforma da Praça do Fórum, que passou por mudanças ao longo do tempo e os envolvidos na época queriam resgatar obras de sua arquitetura original. O local foi construído em duas etapas e foi testemunha do crescimento de Socorro, sendo parte do patrimônio histórico da cidade.

Praça será remodelada

A Prefeitura Municipal – administração do Prefeito Wandir de Faria deu início na segunda-feira próxima passada, dia 20, à reforma da Praça das Palmeiras (9 de Julho), local em que se encontra o velho “Prédio da Cadeia”, construído em duas etapas, no início do século (1905-1908).

A reforma será realizada de acordo com o projeto do designer Guilherme Salles de Campos e Engenheiro Henrique de Campos Neto, os quais procurarão reconstruir o mais fielmente possível, o belíssimo jardim europeu denominado “Veneza Socorrense” construído na gestão do Prefeito Alfredo de Oliveira Santos (1938-1945), e demolido nos anos 70 para a construção de uma piscina pública.

Assim deverão voltar compondo a paisagem: os canais de água corrente, as passarelas, as luminárias, as plantas, enfim, retornando as belezas que davam ao local um ar aprazível.

O projeto procura resgatar o velho coreto que, quando da construção do edifício do Fórum foi transportado para a Pompéia.

O velho coreto – um patrimônio público de valor que lembra Socorro no início do século, monumento mudo que viu a cidade crescer, lembra o primeiro jardim público inaugurado em 1900 e do qual o coreto fazia parte.

O primeiro jardim público estava localizado na Praça Luiz Leite, que depois se chamou Praça da Independência, e atualmente a conhecemos como Praça 9 de Julho. Era cercado por muros, um belo portão de entrada e no seu interior a sombra acolhedora das árvores.

Bem no centro, o imponente coreto onde as Corporações Musicais da época encantavam a população com as suas notáveis retretas, enquanto as moças passeavam pelas avenidas do jardim.

A remodelação da Praça 9 de Julho, local – “das Palmeiras” plantadas em 1922 – é uma alvissareira notícia.

Artigo anterior
Próximo artigo