Em meio a Pandemia ONG socorrense busca formas de continuar conservando e restaurando florestas

Diante da nova rotina e obstáculos que o Brasil e o mundo vêm enfrentando devido ao novo Coronavírus e à COVID-19, muito tem se falado dos reflexos da pandemia não só na saúde da população, mas também na economia.  Sabemos que a recuperação será um grande desafio, mas, e o meio ambiente? Quais os impactos da pandemia para o planeta?

Alguns sites noticiaram a redução da emissão de carbono (CO²) devido a quarentena. Isso acontece, pois, a circulação de pessoas, veículos e outros meios, que emitem o carbono diminuiu, mas não é o suficiente para tirar a sobrecarga desses poluentes do nosso planeta. É uma diminuição pontual que não vai gerar mudanças a longo prazo.

Com a população ficando em casa, a quantidade de lixo doméstico gerado ficou maior e o consumo de gás, água e eletricidade também. Nos hospitais, houve um aumento drástico de pacientes, consequentemente a quantidade de lixo hospitalar triplicou, em alguns países é ainda maior. E, por fim, assuntos voltados para as questões do aquecimento global ficaram em segundo plano.

A ONG Copaíba não quer que essas questões passem despercebidas, por isso busca diversas formas de conscientizar sobre a importância de compensar as emissões de carbono. Isso é possível através do plantio de árvores nativas. “Cada brasileiro emite em média 8 toneladas de carbono por ano e para compensar isso, é necessário o plantio de árvores nativas” comenta Flávia Balderi, Secretária executiva da instituição.

Sabendo que nem todos têm disponibilidade para realizar o plantio dessas mudas, a Copaíba encontrou duas formas para facilitar os interessados em compensar suas emissões: a primeira é ser um contribuinte através do programa “Amigo da Natureza”. As contribuições são revertidas em mudas plantas.

A segunda opção é através da Tree-Nation. Plataforma online que reúne e coordena os esforços de reflorestamento de diversos países. Pessoas de todo o mundo conseguem comprar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e a Copaíba planta essas mudas em propriedades parceiras. Mais de 9 mil mudas já foram plantadas pela instituição através da compra de mudas pela Tree-Nation.

Quer saber mais? Entre em contato por WhatsApp (19) 9 9953-8382 ou pelas mídias sociais da instituição: Associação Ambientalista Copaíba – Facebook e Instagram.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.