Em um ano de atividades, Cooperativa Corenova aumenta tipos e quantidade de materiais reciclados

A Corenova – Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança – foi criada em 3 de maio de 2018 por cinco pessoas. Depois de mais de um ano de atividade, conta com vinte e quatro colaboradores e faz a triagem de mais de cinquentas toneladas de lixo reciclável em mais de oitenta materiais diferentes. Quem nos conta todo esse sucesso, são Camila Ferreira, Marcelo Ferrreira e Pamela Moraes, integrantes da diretoria da cooperativa.

Trabalho e ações

O trabalho da cooperativa é dividido em cinco etapas: coleta seletiva, triagem, separação secundária, enfardamento e venda para as recicladoras.

Em um ano, a Corenova aumentou a triagem e a coleta de materiais, os números não mentem: em 2018, foram recicladas trinta toneladas; em outubro de 2019, 68 toneladas. No início dos trabalhos, apenas vinte tipos de materiais eram recolhidos; hoje, são 89. “A quantidade de material destinado aos recicladores pode aumentar muito mais com a colaboração dos moradores. Perdemos muito tempo separando e muitos materiais recicláveis são contaminados com a sujeira de lixos orgânicos”, alertam os cooperados.

Outro trabalho desenvolvido pela Corenova é a Logística Reversa: a rota da coleta seletiva da Zona Urbana passa por todos os pontos comerciais da cidade, recolhendo os resíduos sólidos das empresas. Além disso, os produtos que os consumidores compram, também são destinados à cooperativa, seja através da própria coleta ou ecopontos!

Em janeiro, a Corenova, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, vai implantar nos postos de saúde e instalações públicas pontos de coleta de óleo e eletrônicos.

Para aumentar ainda mais esse trabalho, a Corenova está em busca de empresas que queiram ajudar a causa, seja na doação de verbas ou troca de patrocínio, para aumentar ainda mais esse trabalho, investindo em novos equipamentos e em melhorar a condição de vida dos cooperados.

Natal 2019

Uma ação para a entrega de cesta de Natal aos colaboradores da Corenova está sendo divulgada. Quem quiser colaborar, o telefone é: (19) 99962-1704.

Gostaríamos de agradecer a parceria com a Prefeitura e aos cidadãos da zona urbana e rural, que colaboram com a separação dos resíduos dentro de casa. Pela primeira vez na história da cidade, a zona rural possui coleta seletiva e muitos moradores já estão se adaptando, estamos nos esforçando ao máximo para aumentar este trabalho através de uma melhor comunicação e planos de educação ambiental.

Conheça os materiais recolhidos e reciclados pela Corenova. E colabore!

Aerossol –alumínio, alumínio- bloco limpo, alumínio- bloco sujo, alumínio-chaparia, alumínio-lata, alumínio-panela, alumínio- perfil misto, perfil misto, eletrônicos em geral, teclado, impressora, eletrônico d-20, eletrônico d, eletrônico b, placa marrom, placa pesada, placa intermediária, placa colorida, placa drive, placa mãe , placa ponteira, placa mãe a, placa mãe b, placa mãe c, placa mãe d, nootebook, processador, hd, porcelana a, fibra comum, fibra de alumínio placa, memória, model, monitor, fio misto, fio de informática, instalação, fonte, radiador, bateria, bateria c, bateria a, cobre mel, isopor, sucata de ferro, inox 304, inox 420 ferroso, mangueira, metal, motor de geladeira, motor grande, jornal, papel arquivo, papel misto, tetrapak, papelão, pead colorido, pead branco, aparas branca, aparas coloridas, pp branco, pp colorido, pvc, caixaria, bags, sucata de motor, televisão, monitor, estamparia, gordura, óleo, antimônio zamak , magnésio, litros de coca cola retornáveis, garrafão, pote de mel e vidro.