Exposição “Congadas: cortejo de cores e devoção” abre na próxima quinta-feira, no Museu Municipal

A surpreendente exposição “Congadas: cortejo de cores e devoção” reúne mais de 350 obras, tanto de artistas nacionais e internacionais, como dos participantes das oficinas e contações de história, que precederam a mostra.

Ela abre nesta quinta-feira (19 de abril), a partir de 19h30, no Museu Municipal, com  a apresentação da nossa congada tradicional de São Benedito e Divino Espirito Santo, ao lado das congadas dos bairros Moraes e Rubins. A exposição segue até dia o 19 de maio.

Além das obras dos socorrenses, a Mostra é composta pelas obras dos artistas que realizaram uma homenagem às nossas congadas, de Alagoas, Bélgica, Espirito Santo, Ceará, DF, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Senegal e São Paulo.

Mesmo marcada pelas cores vibrantes da arte naïf, a exposição apresenta trabalhos em diversas estéticas, compreendendo pintura, escultura, fotografia, bordado e instalação, que dialogam entre si, exaltando a nossa cultura popular e tradicional.

A exposição é uma das ações dentro de um projeto mais amplo de mesmo nome, que é realizado pelo ITC – Instituto Totem Cultural, que festeja seus 10 anos, em 2018. Ele busca fortalecer e transmitir a cultura caipira entre gerações, e envolve oficinas, contações de história, criação do site congada.art.br e apresentações da congada dentro e fora de Socorro.

No último sábado, a Congada de São Benedito e Divino Espirito Santo apresentou-se em Aparecida do Norte, durante o Encontro de Congadas e Moçambique, que se realiza na cidade todos os anos, e está na sua 109° edição.  Marinilda Boulay, coordenadora do projeto, que organizou a ida dos nossos congos ao encontro, relata que, quando todas as congadas, moçambiques e catupés entram no Santuário, ao som dos tambores que ressoam, atravessando a Porta Santa, é difícil não se emocionar. E ela continua: “Tenho certeza que vamos compartilhar momentos muito especiais na abertura da exposição, vivenciando o encontro das nossas congadas no Museu Municipal”.

O projeto “Congadas: cortejo de cores e devoção” é realizado pelo ITC – Instituto Totem Cultural, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Programa de Ação Cultural- ProAC 2017, assim como da Totem Musicais, Prefeitura de Socorro, por meio das secretarias municipais de Cultura e a de Turismo, Projeto Cor-Ação, ComupC, Comtur, Biblioteca Municipal e Museu Municipal. Para as ampliações das fotografias que compõem a Mostra, recebeu apoio da Miyashiro Foto e Video.

Visite!
O Museu Municipal é aberto de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Visitas escolares podem ser agendadas pelo telefone (19) 3895-8344.