Exposição inédita em torno da obra de José Peretto vai acontecer no Museu Municipal

José Peretto ao lado de suas obras, na chácara onde morava na Rua José Peretto

José Peretto, artista que será homenageado em exposição, que abre no final do mês no Museu Municipal, nasceu em Bassano del Grappa na Itália em 27 de maio de 1874, e veio para o Brasil com 23 anos em 1897. Em 1904 ele muda para Socorro, onde se instala, casa-se com Horalina Lacorte, desenvolve sua família, e produz suas praticamente 200 obras até seu falecimento em 1949.

Ao lado dos artistas Santoro e Belintani, José Peretto realiza em 1937 a primeira exposição de artes plásticas de Socorro. Uma grande retrospectiva de seu trabalho é apresentada em 1983 no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.

Desde então, nenhuma outra mostra sua tinha sido realizada. Vem dai a importância dessa exposição imperdível, que permite aos socorrenses rever, ou descobrir esse grande artista.

A exposição que acontece entre os dias 29 de novembro 2019 e o 04 de janeiro 2020 no Museu Municipal da cidade, traz obras do artista José Peretto, que fazem parte do acervo público da cidade, mas também da sua família, e de outras familias amigas. A obra prima do artista retratando a imagem da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, datada de 1911, que pertencente à nossa Paróquia  foi também gentilmente emprestada para fazer parte da Mostra. Essa imagem por muitas décadas compôs o altar mor da Igreja da Matriz, mesmo antes dela ter a arquitetura que tem hoje.

A Mostra compreende ainda algumas pinturas de sua neta Pitida (in memoriam), homenagens feitas a José Peretto por outros artistas, e releituras de suas obras realizadas por crianças e jovens da cidade. Elas foram criadas dentro de um projeto educativo mais amplo, envolvendo a rede educacional pública e privada da cidade com destaque para a grande ativação desenvolvida em torno da obra do artista pela Escola Viverde.

Completa o projeto expositivo um espaço documental, que traça o percurso da vida do artista, enquanto imigrante italiano, vindo para o Brasil no final do século XIX. Realidade que também faz parte da história de muitos socorrenses, cujos ancestrais vieram da Itália no mesmo período.

Esse projeto está sendo realizado sob a coordenação da artista socorrense Marinilda Boulay, presidente do ITC, Instituto Totem Cultural, que comenta: “José Peretto e sua obra são um importante patrimônio cultural de Socorro, uma herança do nosso passado, que permite às gerações futuras conhecer  a identidade do nosso povo”.

Apoiam o projeto a Prefeitura Municipal de Socorro, através de suas Secretarias da Cultura e do Turismo, Museu e Conservatório Municipal, ComupC e Comtur, Circuito das Aguas, Paróquia N. Senhora do Perpétuo Socorro, a Totem,  Jornal O Municipio, e Julien Boulay, responsável pela comunicação visual do projeto.

Especiais  agradecimentos são feitos à Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro,  à familia Peretto e às demais famílias socorrenses, sobretudo Oliveira Santos e Beneduzzi,  graças às quais as obras de José Peretto puderam chegar até o público.

Exposição José Peretto
29 de novembro 2019 a  4 de janeiro 2020