“Faça o que consegue, mas faça certo”: Fernando Montini fala sobre as 15 regras criadas pelo fundador do Krav Magá

Artista marcial, trader, pedagogo, químico, poliglota e amante da vida! Esse é Fernando Montini convidado do Jornal O Município desta semana para falar sobre o Krav Magá, “ uma fascinante arte marcial”, define ele. Confira:

O que é o Krav Magá?

É uma arte marcial israelense para defesa pessoal criada por Imi Lichtenfeld, grande artista marcial e instrutor chefe do famoso exército de Israel. Ela é totalmente voltada à defesa pessoal e a situações reais de conflito.

Qual seu conceito/filosofia?

O krav Magá foi desenvolvido de forma a preparar qualquer pessoa para lidar com situações em que se encontre em perigo. É totalmente funcional e prepara corpo e mente para que o indivíduo saiba lidar com adversidades contra sua segurança e bem-estar. O verdadeiro Krav Magá segue 15 regras criadas pelo seu fundador Imi Lichtenfeld e que devem ser respeitadas por seus praticantes, sendo elas:

1- Menor caminho, máxima velocidade; máximo peso em direção ao oponente;

2- Que nada seja estranho ao nosso corpo;

3- Sejam suaves;

4- A força dos golpes e chutes no Krav Magá fica no caminho de volta;

5- Nunca dê as costas para o inimigo;

6- A determinação de entrar;

7- Faça o que consegue, mas faça certo;

8- Krav Magá é ensinado em hebraico;

9- Sejam bons o suficiente para não precisar matar;

10- Vá para junto do inimigo;

11- Use a força do oponente contra ele mesmo;

12- Aprendam a ler o inimigo;

13- Defesa específica contra ataque específico;

14- Sempre manter a distância de um passo do inimigo;

15- A mediocridade é o inimigo número 1 do Krav Magá e da humanidade toda.

Quem pode praticar?

Imi Lichtenfeld ressaltava que o Krav Magá é para todos. Todos podem praticar essa modalidade dentro de suas aptidões. Como diz a regra número 7: “faça o que puder, mas faça certo”

Como conheceu essa arte marcial e por que decidiu seguir nessa formação?

Tenho uma trajetória de muitos anos nas artes marciais. Sempre fui um estudioso e entusiasta das artes marciais como aprimoramento moral, intelectual e físico do ser humano. Pratiquei por muitos anos aqui em Socorro Muay Thai e Boxe com excelentes professores como Diego Oliveira, Pedro Paulo (Over) e Santiago. Todavia, lendo e pesquisando sobre esse universo das artes marciais por um longo tempo, encontrei e passei a me dedicar exclusivamente a duas artes marciais que considero as mais eficientes e completas: o Krav Magá, criada por esse grande artista marcial chamado Imi Lichtenfeld e o Jeet Kune Do, fundada pelo grande filósofo, ator e artista marcial Bruce Lee.

Minha entrada no mundo do Krav Magá foi pelo meu atual instrutor e “padrinho” de Krav Magá, João Custódio. Ele é formado em Educação Física e pós-graduado em lutas e artes marciais. Ele é professor de krav Magá na cidade de Bragança Paulista e um grande conhecedor da área. Nós fazemos parte da Escola Bukan de Krav Magá. Essa escola é a mais respeitada do mundo nessa modalidade. É liderada pelo Grão Mestre Yaron Lichtenstein, um dos primeiros dez faixas pretas formados diretamente pelo criador do Krav Magá e nono dan nessa arte marcial.

Onde praticar?

Como tenho outras atividades profissionais “oficiais” e busco sempre treinos fora de Socorro em Krav Magá e Jeet Kune Do, meu tempo livre para lecionar Krav Magá é muito limitado, consegui formar apenas duas turmas. Quem se interessar deve entrar em contato com Studio Naiana Sartori pelo número 99737-7077. As vagas são limitadas.