FAQ anuncia o curso presencial de Pedagogia

Entrevista FAQ

A coordenadora Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchner

A Faculdade XV de Agosto anuncia para este ano, um novo curso: Pedagogia. E quem fala sobre as expectativas e conteúdos da graduação é a coordenadora Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchner – com doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, e o diretor geral da FAQ, Rubens Pal Lins Filho.

Qual a expectativa para o curso, uma vez que ele está sendo lançado este ano?
Minhas expectativas são as melhores possíveis, pois a educação é uma necessidade permanente, e os empregos na área já são garantidos. Além dos concursos públicos e das escolas particulares, o futuro pedagogo tem espaço em muitas empresas, que já investem na qualificação de seus empregados e na contratação de profissionais dessa área. O curso está iniciando este ano, mas é um projeto pensado e amadurecido pela equipe da Faculdade, há algum tempo. Assim, acreditamos que a Pedagogia da FAQ oferece um projeto pedagógico inovador.

Como funciona o Curso de Pedagogia na FAQ? E a grade curricular? São quantos anos de curso?
A pedagogia da FAQ está organizada em núcleos que, integrados entre si, proporcionarão amplitude à formação do pedagogo. Esses núcleos contemplam a formação geral, estudos sobre a prática docente e trabalho pedagógico, aprofundamento e diversificação em Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar.
Cada núcleo é composto por disciplinas organizadas em 8 semestres, ou seja, 4 anos de curso. A integração entre os núcleos proporcionará o desenvolvimento de atividades de aprofundamento teórico, práticas de trabalho pedagógico, desenvolvimento de estágio, pesquisa, entre outras ações que consolidarão a formação acadêmica do aluno.

Qual o perfil dos professores?
A equipe é formada por professores com trajetória acadêmica e experiência de atuação na educação básica. A equipe foi composta de acordo com a importância em compreender e explicar as diferentes realidades presentes na educação e, assim, garantir um trabalho produtivo e coerente com a realidade vivida no contexto escolar.

Qual a infraestrutura que a FAQ disponibiliza para atender aos estudantes do curso?
Os alunos da FAQ têm, à disposição, ambientes apropriados, com salas de aula arejadas, com equipamentos multimídia e biblioteca informatizada, com grande variedade de títulos e autores, espaço para estudo individual e em grupo, e computadores para pesquisa virtual.
Para as atividades práticas previstas no curso, a Faculdade conta com biblioteca, ambientes adequados à Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, ginásio de esportes e quadra poliesportiva para desenvolvimentos de atividades que exijam movimento. Estes espaços são adequados aos estudantes com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, garantindo completa acessibilidade. Fomos avaliados pelo MEC e alcançamos o conceito 4 (Muito Bom) em uma escala de nota máxima 5, portanto o aluno terá toda a estrutura para o desenvolvimento de seus estudos.

Qual o diferencial desse curso?
O grande diferencial desse curso é o fato dele ser presencial. O contato com colegas e professores, dúvidas, podem ser tiradas de imediato, o networking formado com os contatos estabelecidos no curso e a estrutura da FAQ, que fica disponível, sempre que os alunos precisarem. O projeto pedagógico do curso foi construído considerando a importância em compreender os processos formativos e a educação de modo crítico e reflexivo, possibilitando que o futuro pedagogo tenha posicionamento frente ao mercado educacional, sem perder de vista sua responsabilidade como educador.

Qual a importância dessa graduação?
O pedagogo possui formação que possibilita uma visão global do processo educativo e do contexto onde se desenvolve. Sua formação possibilita que contribua para a organização e condução de situações de aprendizagem e que seja capaz de atuar, considerando situações práticas a partir de uma fundamentação pertinente ao contexto do qual participa e, assim, torne-se um agente para transformação da realidade social em que atua.

Qual a importância do curso de Pedagogia, em sua opinião?
Hoje em dia o pedagogo atua como educador social, em diversas áreas que atravessam a divisória da escola. O lema é: onde houver uma prática educativa, instala-se uma ação pedagógica. O processo de ensino-aprendizagem é vivenciado não somente dentro da escola, mas é uma ação que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, que se caracteriza como a sociedade do conhecimento, porque a educação formal e a não formal caminham paralelamente e fazem da educação o principal instrumento contra a desigualdade social.

Como está o mercado de trabalho para os profissionais?
O profissional licenciado em Pedagogia pode trabalhar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio atuando no acompanhamento ou desenvolvimento dos processos escolares. Contudo, por ser um especialista em educação, o pedagogo pode compor equipes da rede hospitalar, empresas, organizações governamentais e não governamentais, instituições voltadas para o lazer, turismo, clínicas para pessoas com necessidades especiais, atividades pedagógicas em museus, centros culturais, bibliotecas, educação social em ONGs, igrejas, entidades sociais, entre outras situações que envolvam aprendizagem, sociabilidade e planejamento de atividades com intervenção educativa.
Considerando a exigência da constante atualização para profissionais que já atuam, foi aberto outro campo de atuação para o pedagogo, voltado para a formação continuada de professores e treinamento em empresas.

Quais as principais mudanças ocorridas na área, nos últimos anos?
As mudanças ocorridas na sociedade são logo percebidas nos contextos educativos, fato que leva a necessidade de adequação, nem sempre fácil, às demandas que surgem. Para acompanhar essas mudanças, os órgãos responsáveis por regular a educação no país, e educadores, buscam readequar as concepções presentes na educação. Ou seja, se ocorre uma mudança na Educação Infantil, ela vai refletir nas concepções da formação do pedagogo.
Nos últimos anos, a educação passou por sucessivas mudanças em seu conceito, seja dentro da escola como, por exemplo, a abordagem da alfabetização das crianças, ou fora da escola, como a transformação no modelo de família nuclear. Situações que renovam constantemente o cenário da educação, tornando o curso de pedagogia um espaço de constante renovação de conhecimentos sobre o ato de educar.

Algo mais?
Neste momento em que a informação tornou-se acessível a todos pelas redes sociais, mas que nem sempre é compreendida de forma adequada e, via de regra, não se transforma em conhecimento, faz-se urgente a formação de professores com posicionamento crítico, com uma atuação dinâmica que acompanhe uma geração de alunos nativos da era digital, e contribuam para que essa distorção entre informar e formar seja repensada. A escola e a atuação do professor sempre foram postos à prova, de acordo com as demandas de cada período. Ironicamente, este se tornou um desafio atual – como lidar com o acesso à informação, para que não interfira de modo negativo no processo de formação de crianças e jovens e, consequentemente, alcançar os círculos de convívio que pertencem. A área de educação está em expansão, por conta do crescimento demográfico, e as escolas da rede de ensino básico do Brasil precisam de mais educadores.
Por fim, o pedagogo pode encontrar oportunidades em outras áreas, como hospitais (na área de pedagogia hospitalar) ONGs (organizações não governamentais) e empresas.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.