Grupo de Jovens “Filhos de Fátima” leva o Evangelho para jovens e adultos com muita alegria e criatividade

Momento de Alegria

Jovens reunidos com um único objetivo: evangelizar. Seguindo as palavras do papa Francisco, “Ele vive e quer-te vivo!”, o grupo “Filhos de Fátima” reúne, a cada encontro, muita reflexão e amor ao próximo. Nascido depois de uma década de retiros de carnaval, atualmente a equipe conta com mais de trinta membros, sendo que, em algumas reuniões, esse número aumenta ainda mais com pessoas dispostas a sentirem a presença e o amor de Deus. Conversamos com os organizadores que nos apresentaram o projeto e também como se tornar um integrante. Confira:

Como surgiu o grupo de jovens “Filhos de Fátima”?

O grupo de jovens Filhos de Fátima surgiu através de retiros de carnavais. Somos uma equipe de retiros da igreja católica e trabalhamos nisso há mais de dez anos. Quando os retiros terminavam, todos se distanciavam e nosso trabalho ficava limitado e não conseguíamos evoluir espiritualmente e passar essa espiritualidade para o próximo.

Até que nosso padre Nei de Oliveira Preto plantou essa sementinha em nossos corações e começamos a refletir sobre essa ideia. Depois de pensarmos muito, vimos que estava na hora de começar o projeto de evangelização, que é aberto para receber a todos, de todas as idades. O primeiro encontro como “Filhos de Fátima” aconteceu no ano passado, em 23 de junho.

O nome “Filhos de Fátima” surgiu em um encontro que tivemos em outra cidade e lá ficamos sabendo que o coordenador do grupo local tinha feito uma viagem e colocado em oração o nome do nosso grupo nos pés de Nossa Senhora de Fátima em Fátima (Portugal) e por coincidência, a nossa equipe tinha comprado uma imagem da santa meses antes para realizar momentos marianos nos retiros. Entre algumas sugestões e votação na internet, é claro que com muito amor e devoção, Filhos de Fátima foi escolhido para esse projeto que tanto amamos e nos dedicamos.

Momento de Espiritualidade

Qual o objetivo do grupo?

O objetivo do grupo é evangelizar o máximo de pessoas. A nossa ideia principal é levar a palavra e o amor de Deus para aqueles que se encontram distante e até mesmo próximos de Nosso Senhor, que todos são bem vindos na casa de Deus e mostrar um pouquinho desse amor para que possam se sentir acolhidos.

São quantos membros? Quem pode participar?

Hoje temos uma equipe de aproximadamente trinta pessoas, somos muito gratos a Deus por elas, por estarem dispostas a ajudar e querer levar o bem para o próximo!

Como se encontram? O que é abordado nas reuniões?

Já realizamos encontros com mais de cem pessoas. Na Cristoteca, reunimos mais de duzentos.  Todos podem participar, o grupo de jovens é totalmente aberto. Os nossos encontros são no terceiro domingo do mês e trabalhamos com o evangelho no final de semana. Nossos momentos são feitos através de passagens bíblicas trazidas para o dia de hoje, usamos muito da criatividade e da alegria, pois tentamos trazer uma inovação para o grupo onde todos possam se sentir motivados e inspirados para participar; muitos ficam comovidos e sentem profundamente a presença de Deus.

Hoje perante a pandemia ficamos limitados e encontramos um meio de evangelizar e dar continuidade a esse projeto de amor: realizamos várias atividades nas redes sociais, com postagens diárias sobre diversos assuntos, tentamos trazer um lado jovem em que as pessoas sintam vontade de ler, ouvir e até mesmo assistir, postamos desafios, Quiz, catequese, evangelho comentado de quinta-feira pelo seminarista Gustavo, dicas de músicas, dicas de oração e fotos diversas motivacionais.

Acampamento Avivamento

Algo mais?

O que queríamos deixar aqui é uma mensagem de amor “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. (Jo. 3: 16).” Que todo amor de Deus possa se espalhar pelo mundo! Que possamos nos aproximar ainda mais de Deus nesse momento que estamos vivendo e quando tudo voltar ao normal que não nos esqueçamos desse amor!

Lembre-se “Cristo Vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Por isso dirigimos as palavras do papa Francisco a cada jovem cristão: Ele vive e quer-te vivo!”. Estamos juntos até o céu, com amor Filhos de Fátima.

Nas redes sociais, siga: @filhosdefatimaa no Instagram e o Facebook Filhos de Fátima.

Retc – Retiro Espiritual em Tempo de Carnava