Guardas Civis Municipais reivindicam recursos do Governo do Estado de São Paulo

O 2º Secretário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Edmir Chedid (DEM), confirmou na quarta-feira, dia 26/6, apoio à reivindicação das Guardas Civis Municipais de Amparo, Serra Negra e Socorro, por recursos do Governo Estadual. De acordo com o parlamentar, a contribuição financeira do Poder Executivo será fundamental à manutenção das atividades destas instituições de segurança à comunidade e aos turistas.

As Guardas Civis foram instituídas com a finalidade de colaborar com a segurança pública, utilizando-se do poder de polícia delegado pelo município, por meio de leis complementares. Atualmente, apresentam-se como alternativa para os municípios do Circuito das Águas, pelo trabalho conjunto desenvolvido com as polícias Civil e Militar e os órgãos da administração pública federal.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal de Amparo, Hildo Dorigan Filho, esta atividade, no entanto, não é reconhecida pelo Governo Estadual, que não repassa recursos à manutenção ou ao investimento dessas instituições de segurança. “Temos papel primordial na segurança pública, mas, infelizmente, ainda não somos reconhecidos pelo Poder Executivo Estadual, que não realiza nenhum financiamento para o complemento de nossas atividades”, disse.

Os comandantes das Guardas Civis Municipais de Serra Negra e Socorro, Marcelo Boccato Alves e José Orlando Mucciacito, respectivamente, lembraram que parte do efetivo destas instituições de segurança presta serviço às polícias Civil e Militar. “Temos de ceder profissionais para que os serviços prestados por estas unidades não sejam prejudicados e não resultem em prejuí-zos à comunidade e também aos turistas que procuram pelo Circuito das Águas”, confirmaram.

A reivindicação foi apresentada pelos representantes das Guardas Civis Municipais durante reunião com o deputado Edmir Chedid, que reconheceu a importância das atividades e dos investimentos do Governo Estadual. “Farei o encaminhamento da proposta ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tem se demonstrado bastante sensível às solicitações dos municípios. Em breve, espero ter respostas que beneficiem as instituições de segurança”, comentou.

Juntas, as Guardas Civis Municipais são responsáveis pela segurança do patrimônio público de Amparo, Serra Negra e Socorro e de uma população estimada em ??? mil habitantes (IBGE, 2010). “Em fins de semana prolongados e em períodos de férias, esse número praticamente triplica, com a participação dos turistas, sem que haja aumento do efetivo das polícias Civil e Militar. No total, são 174 profissionais das guardas, para os três municípios”, concluiu.

Reunião

Além dos representantes das Guardas Civis Municipais, a reunião contou, ainda, com a participação do secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura de Amparo, Hélio Favoretto, do vereador Demétrius Ítalo Franchi (DEM), de Serra Negra, e dos assessores parlamentares da Assembleia Legislativa Hugo Berti e Lauro de Lima.