Hoje: Águas de Lindóia – “Capital Termal do Brasil”

Seguindo o projeto de incentivar o turismo na região, hoje falaremos sobre nossa “vizinha” Águas de Lindóia! Conhecida pelas águas termais e com propriedades terapêuticas, a cidade oferece lazer, tranquilidade, contato com a natureza, sem deixar de lado a aventura e os refrescantes mergulhos em seus parques aquáticos. Vamos conhecer um pouco mais dessa estância hidromineral que atrai visitantes desde o século XVIII.

Terra das “Águas Quentes”

Segundo o site Circuito das Águas, por volta dos anos de 1700, Bandeirantes e tropeiros passavam pela região das terras das “Águas Quentes” em busca dos poderes de relaxamento que as águas do local possuíam. O nome é em referência a temperatura que a água sai da fonte: 28°C. Em 1900, vindos de Nápoles, na Itália, chegaram a Serra Negra o dr. Francisco Antônio Tozzi e seu tio-padre Henrique Tozzi. Admirado com a cura de um eczema na perna do tio, o qual tinha passado a famosa água, o médico então comprou as terras das “Águas Quentes” e construiu seu consultório nas proximidades e, mais tarde, trouxe toda sua família para a região, construindo, também, tudo o que era necessário para a vida no local. Cientistas renomados vieram estudar as propriedades terapêuticas como Dr. Celestino Bourroul e madame Curie, Prêmio Nobel de Química, 1926, que, depois do trabalho com as águas da região ganhou ainda mais fama na Europa e, principalmente, na França.

Foto: Paulo Li

Atrativos

Águas de Lindoia possui seis principais atrativos turísticos: Praça do Artesão, Praça Adhemar de Barros, Represa Cavalinho Branco, Morro Pelado, Balneário Municipal e Thermas Hot World.

Na Praça do Artesão, o turista encontra muitas opções de lembrancinhas da cidade, distribuídas nas lojas do local. A Praça Adhemar de Barros promete ótimos momentos ao visitante. Projetada por Burle Max – famoso paisagista e artista plástico brasileiro –, o ambiente possui uma linda vista acompanhada dos gansos, patos e outras aves do local, além de outras atrações como fonte luminosa e Feira de Artesanato. A Represa Cavalinho Branco também é recomendada para uma caminhada e passeios de bicicleta. Para quem gosta de aventura, o Morro Pelado, a uma altitude de 1.400m, conta com uma plataforma de voo livre e oferece aos turistas uma vista panorâmica de toda região. Situado entre a divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, fica a 4 km do centro da cidade. No Balneário Municipal, além das piscinas, são oferecidos mais de trinta serviços como massagens, banhos de imersão, crenoterapia (águas minerais como terapia), entre outros. Muita adrenalina espera pelas famílias que visitarem o Thermas Hot World, que, com suas piscinas, agrada a todos, distribuindo diversão nos mais de dois milhões de litros de água cristalina.

Com informações do www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br/

Morro Pelado