Hoje: Assis

Leitura obrigatória

Assis é uma cidade da província de Perugia, na Itália, com 24.443 habitantes. Estende-se por uma área de 186 km². É famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis (Francesco Bernadone), que lá fundou a Ordem dos Franciscanos, em 1208, e de Santa Clara de Assis (Chiara d’Offreducci), fundadora da Ordem das Clarissas.

A Basílica de São Francisco de Assis é um edifício classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. O mosteiro franciscano e a basílica inferior e superior de São Francisco começaram a ser erigidos logo a seguir à sua canonização, em 1228, tendo ficado completos em 1253. A basílica inferior tem afrescos de Cimabue e a superior do seu discípulo Giotto, os quais retratam cenas da vida do santo.

Para falar dessa cidade, berço do santo que inspirou o nome do novo papa Francisco, convidamos Selma Rogéria Passarela Godoy e José Carlos Godoy, que lá estiveram durante uma viagem à Itália.

Falem, Selma e José Carlos!

Visitar Assis foi uma experiência inesquecível. Chegamos pela manhã, e tivemos que deixar o carro em um estacionamento, pois naquela parte antiga da cidade é probido andar de carro.

Começamos a descer pelas vielas estreitas, com calçamento de pedra e casas, todas de pedra, construídas à beira das ruas que não têm calçadas. Mês de maio, entrada da primavera, e as casas todas com floreiras, numa profusão de cores, aroma e flores. É incrível a paz que sentimos, cruzando com turistas, todos a pé. De vez em quando uma lambreta, ou moto, provavelmente de moradores locais, e chegamos à Basílica de São Francisco, magnífica, que fica no alto de um morro.

A entrada da igreja, no andar térreo, simples, com pinturas da vida de São Francisco, e então começamos a descer para o segundo andar, onde altares de vários santos formam nichos sagrados. Eu sou devota de Santo Antonio e parei para rezar em seu altar, durante alguns minutos.

Aqui tenho de fazer um parêntese. Depois de parar no altar de Santo Antonio, e andar mais um pouco pelo grande espaço, descemos ao terceiro andar, onde se encontra o túmulo de São Francisco. Nem sei porque fui pegar a carteira, e foi quando dei por falta dela, com todos os documentos, passaporte, dinheiro… Voltamos ao andar de cima e consegui falar com um guarda, contando que havia perdido a carteira, sem esperança de encontrá-la, pelo grande número de pessoas que lá se encontravam. Ele nos levou a um andar superior, onde outro guarda estava com a carteira, achada junto ao altar de Santo Antonio. Ele olhou para mim e disse: Você! Santo Antonio guardou! Não imaginam a minha emoção ao encontrar os documentos e dinheiro, todos intactos! Realmente, uma bênção de Santo Antonio! Ficamos ali mais algum tempo, conhecendo a basílica, orando, e vendo a vida de São Francisco retratada nas pinturas.

Saímos de lá e, novamente pelas ruas de pedra, fomos conhecer a catedral de Santa Clara, onde há um espaço no qual estão não só as relíquias da santa, como as vestes de São Francisco, e outros itens. Lá se encontra o corpo embalsamado de Santa Clara, seus cabelos bem louros e a história dos dois santos, que conta como Santa Clara, apaixonada por São Francisco, foi atrás dele e ambos se converteram ao cristianismo.

Voltamos a andar pelas ruas, encontramos algumas lojas de lembranças, não muitas, e fizemos um gostoso lanche numa casa de frios. À frente da Basílica de São Francisco, um gramado enorme, somente com a imagem de São Francisco, sobre o cavalo, chegando da guerra. E de lá, a vista da outra parte da cidade de Assis, a parte moderna, que não chegamos a conhecer, porque tudo ali estava tão lindo e gostoso, que deixamos para visitar a parte nova numa outra viagem que pretendemos fazer, desta vez pernoitando e vivenciando melhor e com mais calma esse local mágico.

Foi tudo muito emocionante, um dia apenas, para viver o clima de paz, de religiosidade, de extrema limpeza e de múltiplas flores, cores e aromas. Assis: um lugar que sugiro a todos. Nós, se Deus quiser, vamos voltar!

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias