Hoje: Atibaia

Pedra Grande

Distante apenas setenta quilômetros de Socorro está Atibaia, conhecida pelos seus pontos turísticos como a Pedra Grande e o Parque Edmundo Zanoni. Seu clima agradável e sua localização perto da capital atraem turistas que precisam dar aquela “escapada” do final de semana. É famosa, também, pela Festa de Flores e Morangos, e pelas Congadas e Folia de Reis, realizadas há mais de duzentos anos, eventos tradicionais da cidade. A Feira Permanente de Flores, que acontecem aos finais de semana é outro atrativo da cidade. Atibaia concentra 25% da produção nacional de flores e outro dado marcante é a forte presença da cultura japonesa no município.

Pontos turísticos

Localizada entre Atibaia e Mairiporã, a 1.418 metros de altitude, 650 metros de altura e três mil metros de extensão, está a Pedra Grande, um dos principais cartões postais da cidade. O turista pode escolher três trilhas para chegar ao local, a pé. Dias chuvosos não são recomendados, pois o caminho fica escorregadio. São cerca de duas horas de caminhada, compensada pela paisagem digna de cinema. Tudo isso, com a ajuda de empresas especializadas no passeio. Para aqueles que preferem subir motorizados seja em carro, veículo 4×4, moto ou bicicleta também precisam procurar orientação. O acesso é pela Rodovia Fernão Dias.

Parque Edmundo Zanoni

Parque Municipal Edmundo Zanoni – com quase 40 mil metros quadrados, o espaço concentra grande fluxo de turistas, que vão ao local para fazer piquenique, relaxar e apreciar o contato com a natureza. Seu grande lago, rodeado por árvores centenárias, traz toda a tranquilidade de uma pequena cidade do interior. No parque também estão localizados o Salão do Artesão e o Museu de História Natural Prof. Antonio Pergola. Vale também conhecer o teleférico e o Largo do Major, ambos localizados Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez.

 

Santuário Schoenstatt

 

Santuário de Schoenstatt – às margens da Rodovia Dom Pedro I, fica o Santuário de Schoensatt de Atibaia, dedicado à “Mãe e Rainha”, que recebe fiéis com missas em um ambiente acolhedor e familiar, com um grande número de romarias. A capela é inspirada no Santuário de Schoestatt na Alemanha. Sua extensa área verde, acompanhada de lindos jardins floridos, acalma quem por lá passar. O Santuário também possui uma loja de artigos religiosos e um convento, onde vivem e trabalham as Irmãs de Maria de Schoenstatt.

*Conteúdo disponível em www.prefeituradeatibaia.com.br, santuariodeatibaia.org.br/ e g1.globo.com.

Teleférico

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.