Hoje: Dublin, Irlanda

Leitura obrigatória

Dublin, capital da Irlanda, é uma cidade de médio porte e de gente amigável e patriota. Apesar dos dias cinzentos e chuvosos que predominam, os alegres pubs e a música não deixam os ânimos baixarem.
Dublin é cortada pelo Rio Liffey que, na cidade, tem uma importância ainda maior que em outras cidades européias, pois divide norte e sul e com essa divisão separa também os bairros, a arquitetura e até mesmo o estilo de vida dos dois lados. Ao norte do rio está localizada a Dublin mais obreira e humilde, e ao sul estão localizados os bairros de classe mais alta, com imponentes casas e ruas tranquilas. A socorrense Daiana Ramalho, que lá reside atualmente, destaca alguns lugares que o turista deve conhecer, obrigatoriamente:

O Spire, oficialmente conhecido como Monument of Light (Monumento à Luz), é um monumento em forma de cone de 121 metros de altura, feito com aço inoxidável. Sua altura chama a atenção de longe e acabou tornando-se um dos pontos representativos da cidade. Está localizado no cruzamento entre a O´Connel Street e a Henry Street.
A 3 km a oeste do centro da cidade, está localizado o Phoenix Park, o maior parque urbano da Europa e local de descanso e lazer para os dublinenses. Tem 11 km de circunferência e uma área total de 712 hectares e ali se localiza também a residência do primeiro ministro.

Uma das festas mais tradicionais da Irlanda é também uma de suas principais atrações. O St. Patrick’s Day já ganhou um mundo de adeptos e incorporou tradições ao longo dos anos, mas surgiu como uma homenagem a Saint Patrick, ou Santo Patrício, padroeiro do país. As comemorações acontecem no dia 17 de março, o dia do santo, e envolvem todas as cidades irlandesas. São realizados desfiles, festas, shows, apresentações, entre outras atividades. Algumas simbologias completam o evento, como o trevo de três folhas, que era utilizado pelo santo, para explicar a Santíssima Trindade. A cor verde vem da primavera, a estação em que acontece o St. Patrick’s Day. Com o tempo, a comemoração se afastou um pouco de suas raízes religiosas e se tornou uma verdadeira celebração da cultura irlandesa. Com isso, dois novos elementos principais foram adicionados às celebrações: a cerveja e os duendes. A cerveja (a Guinness, acima de todas) é um símbolo da amizade e da alegria, fortíssima para os irlandeses. Já os duendes, chamados de Leprechauns, são figuras mitológicas irlandesas, guardiões do conhecimento e de tesouros.

O Trinity College é a universidade mais antiga do país e carrega nomes importantes em sua história, entre eles Oscar Wilde, Jonathan Swift e Bram Stoker, o autor de Drácula. Fundada em 1592, pela rainha Elizabeth I, a universidade preserva prédios que datam do século XVII ao XX. A maior atração do Trinity College é o Book of Kells, um manuscrito que data do ano 800 e que está na Old Library.

Mas, estar em Dublin e não aproveitar de um dos seus principais atrativos é como não estar em Dublin! Uma visita pela fábrica da Guinness, cerveja escura e encorpada típica irlandesa é uma visita divertida e interessante. No final do tour, o visitante é convidado a saborear um “pint” (copo de cerveja de 500 ml) da mais famosa criação irlandesa. E não pense que um pint de guinness é um mero “chopinho”, pois a forma de servi-la requer certa experiência. Primeiro enche-se metade do copo e se espera algum tempo para que o líquido assente e depois se preenche o restante. E o que dizem é que uma pessoa que realmente sabe servir uma Guinness tem que conseguir desenhar um trevo de 3 folhas (símbolo da Irlanda) na espuma da cerveja, somente com pinguinhos de cerveja. Não acredita? Pois ao menos no Guinness Storehouse é servida a Guinness perfeita, com direito a trevo e tudo! Vale a pena provar!

E como os irlandeses são um povo festeiro, nenhuma visita a Dublin estaria completa sem uma visita a um dos pubs da região; Whelans é um dos pubs tradicionais, e um dos mais antigos de Dublin, um local de música, bar, restaurante, licença off and nightclub, localizado no coração da cidade, na Irlanda Whelans. É famoso pela sua atmosfera íntima e escolha diversificada de música, que vai desde as músicas irlandesas tradicionais ao rock internacional, folk, jazz, pop, comédia, country… E também para quem já assistiu ao filme P.S. I Love you, deve se lembrar das cenas no pub Whelans, pois o filme foi gravado na Irlanda.

Enfim, a capital da Irlanda é repleta de agradáveis surpresas e tradições divertidíssimas. Os turistas podem conhecer e aproveitar as celebridades com raízes irlandesas, como a banda U2, The Corrs e The Cranberries. Artistas com ritmos mais tradicionais também conquistam o coração dos visitantes, entre eles o The Dubliners, Enya e Dropkick Murphys. A Irlanda também está no cinema, com nomes como Colin Farell e Jonathan Rhys Meyers, e na literatura, com James Joyce, Oscar Wilde e Clive Staples Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia. O país é ainda lar do St. Patrick’s Day, e possui até mesmo uma língua própria, o Irlandês, falado principalmente no interior. Esta é uma viagem que recomendo!

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias