Hoje: Fátima/Portugal

Saindo da Espanha, os peregrinos socorrenses partiram para Fátima, em Portugal, outro local santo, uma cidade portuguesa situada na serra de Aire, região das Beiras e sub-região do médio Tejo, com 71,29 km quadrados de área. A sua fama mundial deve-se ao relato das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos: Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto.

Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria, que surgiu nos relatos das aparições aos três pastorinhos, no lugar da Cova da Iria. Eles presenciaram seis aparições de Nossa Senhora, nesse local, em Fátima: Nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de setembro e 13 de outubro, sendo que no mês de agosto a aparição mariana ocorreu no dia 19, no lugar dos Valinhos, a cerca de 500 metros do lugar, porque as crianças tinham sido presas por darem depoimentos das aparições da Virgem Maria. No dia 13 de outubro de 1917 estavam presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, que viram o chamado Milagre do Sol. Nossa Senhora falou aos pastorinhos: Eu sou a Senhora do Rosário, e pediu que fizessem ali uma capela em sua honra, conhecida hoje como a Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima. Nossa Senhora também pediu aos pastorinhos para anunciar a necessidade de rezar o Terço, para a conversão dos pecadores. Francisco e Jacinta morreram quando crianças e, hoje, são considerados Santos. Lúcia viveu até 2005.

Maria Madalena Borin Verzani fez parte do grupo da peregrinação Mariana e vai nos falar sobre esse lugar sagrado, na primeira visita a Portugal.

Fale, Madalena!

Ir a Fátima foi a realização de um sonho, pois desde criança eu sempre cantava:

A 13 de maio na Cova da Iria,
do céu aparece a Virgem Maria!
Ave, Ave, Ave Maria!
Ave, Ave, Ave Maria!

Esse sonho foi vivido com a peregrinação Mariana do nosso querido padre Vicente Rosa Júnior que, com muito amor e fé, nos levou a percorrer esses lugares santos e abençoados. Nossa Senhora de Fátima é a padroeira de Portugal e uma das figuras mais simbólicas da religião católica. O santuário fica localizado em Fátima, uma cidade a poucos quilômetros de Lisboa e é um dos lugares de maior peregrinação católica da Europa.

Só quem já esteve lá pode saber das emoções que foram vividas nesse local: a Capelinha, no lugar das aparições; a Igreja; a casa de Francisco e Jacinta; a casa de Lúcia; o poço e tantos outros lugares abençoados e, ainda, conhecer e abraçar a sobrinha da pastorinha Lúcia, com seus mais de 90 anos.

E emoção ainda mais forte foi participar do terço e da procissão das velas por duas noites, e com o padre Vicente, Nadir e Cecília rezando um mistério do terço.

Só posso falar que esse é um lugar imperdível de se visitar, para quem vai a Portugal. É colocar os pés, o corpo e a alma nesse cenário santo, com a presença de Maria muito perto de nós.

Obrigada, Padre Vicente, por proporcionar essa linda peregrinação cheia de fé! Nossa Senhora de Fátima, eu voltarei!!!

Participe! Compartilhe conosco sua experiência, entrando em contato pelo e-mail contato@jornalomunicipio.com.br

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.