Hoje: Foz do Iguaçu

 

Foz do Iguaçu é mundialmente conhecida por suas Cataratas e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. Localizada no estado do Paraná, faz fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina e Hernandarias, Ciudad del Leste e Presidente Franco, no Paraguai. Atrai turistas o ano todo, que vão até lá para conferir esses pontos turísticos e conhecer, também, o Marco das Três Fronteiras, passar pela Ponte da Amizade (a caminho do Paraguai) e outras atrações que a cidade oferece como a Mesquita – prova da grande comunidade libanesa,  o Parque das Aves, o Dreamland, o Zoológico, parques aquáticos e o Templo Budista. Quem embarcou nesta viagem foi o trio Carlos Maciel, Laila Faria e Darlei Mendes, que acabaram encontrando a família socorrense de Maria Isabel Ramalho Tovazi, que esteve lá no início de dezembro. Confira:

No primeiro dia, visitamos o Marco das Três Fronteiras e o pôr-do-sol encantador, acompanhado de muita música e o clássico contra filé argentino servido no Cabeza de Vaca. Do lado esquerdo, vemos o marco argentino e do direito, o paraguaio. Lá também acontece o encontro dos dois rios: Paraná e Iguaçu. Sem dúvida, é um dos passeios mais legais para quem visita Foz do Iguaçu.

O segundo dia foi a vez de conhecer as Cataratas do Iguaçu e o Dreamland. As Cataratas é uma das sete maravilhas da natureza, Patrimônio Natural da Humanidade e não é por menos: são cerca de 275 quedas d’água, sendo a mais famosa a Garganta do Diabo e sua vazão média é de 1.756 m³/s. Possui dois lados: o brasileiro e o argentino, não sendo possível visitar esse lado, pois a fronteira estava fechada. Mas descer até a passarela para ver a Garganta do Diabo foi impressionante: além de se molhar inteiro, pois o vento é muito forte, poder apreciar essa maravilha da natureza é incrível! Outra vista muito interessante é subir pelo elevador panorâmico e ficar uns minutinhos apreciando as Cataratas lá de cima. O Parque Nacional do Iguaçu, onde localizam as Cataratas é todo preservado e possui espécies como onça pintada. Na chegada, quem nos recebeu foi um lindo lagarto.

O Dreamland é um local para diversão de todos: tem bar de gelo a menos 10°C, exposição de motos da Harley Davidson, museu de cera (o maior da América Latina) e o Parque dos Dinossauros. Escolhemos conhecer o Ice Bar e a exposição de motos. Sem dúvida os três não foram feitos para o inverno: tivemos uma desistência, o “Carlão” disse que o frio atacou a bronquite. Bela desculpa, tio! Sem contar o imprevisto do Darlei, que foi de bermuda e enfrentou os -10 tremendo (risos). Lá dentro fotógrafos profissionais arrasam nos cliques e as bebidas são muito boas. Uma pena que chega um momento em que as mãos congelam e somos obrigados a sair. No Motor Show, são vários modelos de Harley Davidson que deixam qualquer apaixonado por motos encantado! Sem contar da decoração e iluminação do local, é de surpreender!

No terceiro dia o trio foi para a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a Itaipu Binacional: a maior em distribuição de energia do mundo e pertence a dois países: Brasil e Paraguai. Também visitamos os dois lados e a história surpreende: foram anos de trabalho noite e dia e mais de quarenta mil funcionários para concluir a obra. O Vertedouro não estava aberto, a atração principal da Usina. Fizemos um passeio panorâmico e a construção impressiona. Tamanha beleza fez com que a Usina de Itaipu fosse considerada como a uma das Maravilhas do Mundo Moderno. Um fato interessante foi saber que o desvio construído no então leito do Rio Paraná tem 190 metros de profundidade e demorou três anos para ser concluído.

Depois, seguimos até Ciuidad del Este, no Paraguai para as ‘compras’. Passamos pela Ponte da Amizade e chegamos ao destino. O que mais chama atenção da cidade são os shoppings e fomos orientados a tomar muito cuidado no comércio das ruas, pelo alto índice de roubos. Sem contar as leis de trânsito, em que os pedestres não têm vez. Que sufoco!

Foz do Iguaçu é um destino muito interessante: não deixa a desejar em nenhum aspecto. É importante lembrar que para os passeios fora do país, só é aceito o RG e com menos de dez anos. Idosos e estudantes têm descontos na maioria deles. Vale a pena visitar!

Participe! Conhece algum destino bacana? Compatilhe conosco: (19) 99624-6941 (WhatsApp redação)

 

 

 

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.