Hoje: Hawaii

Felipe Baradel Marchiori, de 25 anos, formado em Relações Públicas, morou e trabalhou nos Estados Unidos e, durante suas férias, visitou o Hawaii.

Fale, Felipe!

O Hawaii é um arquipélago de ilhas no Oceano Pacífico e o estado mais ao Sul dos Estados Unidos. Sua capital é Honolulu e fica na ilha de Oahu (a mais populosa). A cidade é bastante movimentada e cheia de turistas (principalmente orientais, pois não é muito longe do Japão, China e Coréia do Sul). Famosa pelas suas bases navais, a ilha de Oahu contrasta um enorme centro de compras com paradisíacas e desertas praias, trilhas sobre vulcões extintos, cachoeiras, as bases militares (como Pearl Harbor) e as escadas proibidas (Haiku).

Já em Big Island, a ilha é dividida em duas (lado deserto e o lado chuvoso) com o Parque dos vulcões exatamente no meio. O vulcão mais famoso do parque é o Akilauea, um dos mais ativos do mundo. Também existem praias de areia preta (por causa das rochas vulcânicas) e areia verde (só existem 4 dessas, no mundo: Hawaii, Noruega, Guam e Galapagos).

Existe dezenas de praias a serem visitadas, algumas até desertas. As mais famosas na ilha de Oahu são: Pipeline (onde ocorre uma etapa do circuito mundial de surfe), Lanikai Beach (próxima aos hotéis e centro comercial, com luaus gratuitos) e Hanauma Bay (onde é possível ver os peixes e corais). Existem diversas trilhas como a Diamond Head (através de um vulcão extinto), Cocoa Head e a mais famosa, porém proibida e perigosíssima Haiku (são antigas escadarias na encosta de uma serra, que era uma antiga base militar na segunda guerra. Os 3988 degraus atraem aventureiros do mundo todo. Mas vale frisar que é proibida e não há nenhuma segurança, embora grande parte dos degraus estejam em excelente estado de conservação. (PS: eu fiz essa trilha). Alguns desses cenários estão no filme da Disney Moana e também na série de TV Hawaii Five O.

Em Big Island, ficamos em Kona, lado deserto da ilha, porém cheio de praias. O lado chuvoso da ilha é a região de Hilo, cheia de cachoeiras e florestas, porém bastante chuvosa. Hapuna Beach (uma das mais famosas), as praias de areia preta e verde (blacks and beach e greens and beach), as cachoeiras na região de Hilo e o Parque dos Vulcões são as atrações mais famosas. É possível, após uma caminhada de 3 horas (sobre as rochas vulcânicas) ver a lava do vulcão sendo despejada no oceano, um espetáculo sem palavras. O parque é gigante, demora cerca de 5 horas dirigindo dentro dele, de uma ponta e outra, e há diversas crateras e áreas dentro do vulcão, nas quais são permitidas as pessoas chegarem perto, além de um museu.

É impossível ir para o Hawaii sem ir a um luau, onde a dança típica da região e a comida é servida. As camisetas hawaiianas, os colares de flores são característicos da região, e é normal ver executivos e profissionais da prefeitura, por exemplo, usando camisas sociais floridas ( o clima é bastante similar ao do Brasil). A comida é bastante tropical e o coco é bastante presente, tanto em pratos doces quanto salgados. A culinária asiática se faz bastante presente, também.

Não se engane, achando que o Hawaii é um lugar bastante atrasado e exótico. Honolulu possui aproximadamente 400 mil habitantes e grandes problemas em relação ao tráfego de veículos, nas horas de rush.

Foram 10 dias nesse paraíso! Aconselho alugar um carro, pois o transporte público é bastante precário e os programas das agências são extremamente caros. A maioria das praias, cachoeiras e trilhas são gratuitos ou cobram o valor simbólico de 1 dólar.

Participe! Compartilhe conosco sua experiência, entrando em contato pelo e-mail contato@jornalomunicipio.com.br

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.