Hoje: Lincoln

Capital Building Lincoln NE

“Ir para fora do país sempre foi um sonho para mim, e em 2018 eu consegui realizar”, contou Jenifer Corrêa, de 25 anos, estudante do último ano de Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos- Campus Araras.

Foram 83 dias de aprendizados, novas pessoas, nova língua, nova cultura, novas experiências, vividas na cidade de Lincoln, estado Nebraska, nos Estados Unidos, numa oportunidade de realizar seu estágio de conclusão na University of Nebraska em Lincoln-UNL, no Animal Science Department, com a orientação de uns dos maiores nomes da ciência da Carne mundial Dr. Chris Calkins.

Abaixo, ela relata um pouco da sua experiência:

Piooners Park

Cidade linda!

Lincoln, é uma cidade linda, é a capital do estado de Nebraska, e tem esse nome em homenagem ao ex-presidente Abraham Lincoln,  tem por volta de 280 mil habitantes, fazendo dela a segunda cidade mais populosa do estado.

Lincoln conta com vários parques, museus, e os campi da Univesidade, que são lindos, diga-se de passagem. No centro da cidade, encontra-se a sede do governo, o Capital Building, pode-se visitar e conhecer seu interior, além de subir até um dos últimos andares e ver a bela vista da cidade. Tem também, o centro histórico “Hay Market”,  onde há centenas de restaurantes, galerias, pubs e lojas. Todo tipo de comida é encontrado nos restaurantes e cafés, mas, não poderia deixar de falar da carne bovina, ou o bife, propriamente dito. A variedade, qualidade e sabor são extraordinários, graças ao número de fazendas locais dentro da região, e sem contar que Nebraska tem sido conhecida como o estado da carne, onde a produção da mesma é fundamental para a economia agrícola do país.

Além disso, pode-se visitar o Museu de História de Nebraska, o Museu de Arte Sheldon e o Memorial Stadium, estádio de futebol americano. O Nebraska Cornhuskers Football Team, ou apenas Huskers, são as equipes atléticas intercolegiais que representam a UNL. Vale ressaltar o amor que as pessoas tem pelo time, o vermelho (cor representada pelo Huskers) é predominante na cidade, as pessoas andam diariamente com camisetas do time, nas casas e nas ruas é normal encontrar bandeiras e “GO BIG RED” (slogan dos Huskers) estampados nas paredes e até mesmo na grama dos jardins.

University Of Nebraska Lincoln

O clima de Lincoln foi uma das coisas que mais me impressionou. Peguei o outono e as temperaturas eram extremamente baixas, quando comparadas com o outono daqui. No inverno intenso, as temperaturas podem chegar a – 33º C e no verão 38ºC. Ver a neve pela primeira vez foi incrível! Impossível descrever o céu desse lugar, o colorido das árvores do outono fazem você se apaixonar em cada passo que der. De cada 100 fotos que tirei 85 foram das árvores!

Sobre a universidade, a estrutura, os materiais, os laboratórios, são excelentes e oferecem todo o suporte que os alunos precisam, sem contar os professores, os técnicos, as demais pessoas, extremamente atenciosos e cuidadosos, priorizam sempre a segurança e o aprendizado.  Nos campi da faculdade você encontra tudo, desde ótimas salas de aulas, até excelentes restaurantes, academias e muitos lugares para descansar, relaxar e visitar nos finais de semana.

Memorial Statium – Huskers

Estágio na “ciência da carne”

Desde o começo da graduação me interessei mais pela área de alimentos, apesar da biotecnologia ser interdisciplinar e abranger muitas áreas além dessa. Fiz diversos estágios, e dentre eles, “conheci” a ciência da carne, pela qual me encantei e decidi seguir. Poder aprender sobre a carne, seus benefícios, o que foi melhorado e o que ainda podemos fazer para melhorar a qualidade, o sabor, a textura, maciez e diversos outros aspectos, é o que me move.

Nos Estados Unidos, aprendi muito com meu orientador dr. Chris Calkins, um exemplo de pessoa, de professor e de cientista. Orgulho-me em dizer que fui aluna e sou muito grata de ter convivido e conhecido. Os alunos do Meat Science, todos muito atenciosos e que tinham muita calma comigo, principalmente com o idioma. Durante o período em que estive lá, tive a oportunidade de fazer uma tour educacional promovida pela USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), onde acompanhei toda a cadeia produtiva da carne, desde o rancho até os restaurantes.

Descrever em palavras a experiência que tive em Lincoln é praticamente impossível, pois foi tudo muito intenso, muito rico e muito mágico! Sou muito grata a Deus por me conceder a oportunidade de vivenciar tudo isso, e ter a certeza que cresci não só profissionalmente, mas também, como ser humano e como pessoa. Inesquecível!

Meat Science – University of Nebraska – Lincoln

 

 

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.