Hoje: Monte Alegre do Sul

Portal de Entrada – Foto: YouTube

Seguindo nosso projeto de incentivar o turismo na região, hoje falaremos sobre Monte Alegre do Sul, cidade rica em atrativos históricos, culturais, religiosos e turísticos. Com pouco mais de sete mil habitantes, a estância oferece passeios incríveis aos seus visitantes. Então, prepare-se para conhecer um pouco mais desse destino apaixonante e melhor, nosso vizinho!

Primeiro, a história!

Por volta de 1873, famílias de Amparo e Bragança Paulista se instalaram próximo às margens do Rio Camanducaia, atraídas pelo solo fértil e a qualidade das águas do rio. Na mesma época foi construída a capela do Senhor Bom Jesus, por iniciativa de Teodoro de Assis, no terreno doado por Lourenço de Godoy. O capitão José Inácio Teixeira deu início à construção das primeiras casas ao redor da capela. Antes de ser município de Monte Alegre do Sul, o povoado  foi conhecido por Bairro da Capelinha e Bairro dos Farias. Em condição de distrito de Amparo, recebeu o nome de Bom Jesus de Monte Alegre – em homenagem ao padroeiro e à topografia do local. Com a implantação de diversos serviços como sub-delegacia, agência postal, escola e, posteriormente, a chegada de uma estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1890 e, anos depois, a instalação de luz elétrica e telefone, atraiu novos moradores.

Em 1944 o distrito de Monte Alegre, por meio de decreto-lei Estadual, passou a se chamar Ibiti, já que existiam outros lugares com o mesmo nome. A mudança durou quatro anos e uma Lei Estadual de 24 de dezembro de 1948 elevou o distrito à categoria de município com o nome de Monte Alegre do Sul. A instalação do município aconteceu em 31 de janeiro de 1949. Recebeu a categoria de Estância Hidromineral em 1964 e atualmente é Estância Turística. O distrito de Mostardas é incorporado ao município.

Locomotiva Mogiana – Foto: Prefeitura de Monte Alegre

Turismo

Monte Alegre do Sul possui diversas atrações turísticas. A começar pelo coração da cidade, o Centro Histórico, com seus casarões antigos, que abriga, também o Santuário Bom Jesus e a  Praça Bom Jesus. A locomotiva e o vagão de passageiros do Trem da Mogiana, datados de 1910 encontram-se na Praça Sebastião Carvalho. Para conhecer mais a história da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, uma exposição permanente pode ser conferida no Centro Cultural José Peschiera.

Na Fazenda Experimental o visitante pode conferir as construções em estilo neocolonial da época do café. O local é muito procurado por turistas e atualmente é a sede da APTA – Polo Regional Paulista, instituto de pesquisas de agronegócios. Na década de 40, o local produziu as primeiras mudas de morango do Estado.

Outras sugestões de visita: a Associarte – Associação dos Artesãos de Monte Alegre do Sul, o Memorial Mauro Silva – homenagem ao jogador tetracampeão mundial de futebol, o Portal da Cidade, o Mirante do Cristo – a 872 metros de altitude, as Praças Recanto Sebastião Silva e Vereadora Zenilda Terezinha Paiva (está localizada no Distrito de Mostardas), o Projeto Memória, o Lago dos Patos, a Fonte da Índia e a Fonte Bom Jesus (muito procurada por suas propriedades medicinais). A Mini Cidade é recomendada para a diversão da criançada – o espaço reúne pequenas edificações e uma representação do Santuário Bom Jesus.

Para se refrescar, vale a visita ao Balneário Municipal. A Cachoeira das Andorinhas possui queda d’água de aproximadamente 10 metros de altura, e recebe esse nome por conta da revoada de andorinhas nas tardes de inverno. Não é adequada para banho.

Finalizando as sugestões o Pontilhão da Mogiana, construído com estruturas metálicas importadas para a inauguração da estação ferroviária de Monte Alegre do Sul, em 1890 e até  hoje é um dos principais acessos ao centro da cidade.

Confira mais fotos da cidade:

Praça Bom Jesus – Foto: Rota das Águas

Santuário do Senhor Bom Jesus – Foto: Wikimedia