Hoje: Pedra Bela

Tirolesa

Nesta semana apresentamos as belezas de Pedra Bela – nossa vizinha que atrai milhares de turistas que procuram aventura e tranquilidade em um só lugar. Localizada a 112 km da Capital, a 1.100m do nível do mar, seu clima tropical de altitude e a vasta natureza proporcionam aos visitantes momentos inesquecíveis e aquele gostinho de “quero mais”. A principal fonte de renda é a agropecuária, no cultivo de eucalipto (lenha e carvão) e as microempresas que beneficiam o milho para a fabricação de fubá, farinha e demais produtos. Embarque com a gente!

Turismo

Pedra Bela possui vários atrativos turísticos, dentre eles a tirolesa, a cachoeira Boca da Mata, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a Pedra Maria Antonia, a Pedra das Araras (Mão de Deus), além de passeios a cavalo e arvorismo.

A rainha da casa – em Pedra Bela está localizada a maior tirolesa da América Latina. Com 2 quilômetros de extensão, a descida dura cerca de 1h40 e pode chegar a 80km/h. O ponto de embarque é no alto da Pedra do Santuário, terminando no Portal da Cidade.

Cachoeiras – Para quem procura passar momentos refrescantes com a família ou amigos, são três opções: a cachoeira Boca da Mata, a cachoeira Antonio Souza e as corredeiras dos Tuncuns.

Pedra Grande e Santuário da Pedra

Em busca de aventura? Na Pedra Maria Antonia há vias para escalada. Fica a cerca de 4 km do centro, no Bairro Paiol das Telhas. Um lindo pôr do sol é recompensa para aqueles que subirem as escadas até a Pedra do Santuário, (Corcovado da Região Bragantina), que abriga o Santuário de Nossa Senhora Aparecida; um lugar muito especial, de uma energia contagiante. Todo dia 12 de outubro é realizada uma grande festa que reúne multidões. Escolha seu lugar e contemple a natureza exuberante e aproveite para apreciar uma vista maravilhosa!

Outros passeios – Pedra Bela oferece outras opções ao turista como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, construída de forma artesanal com pedras rústicas na década de 30; no mesmo local também está localizada a Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística. A Igreja Matriz de São Sebastião, na praça central de mesmo nome, foi a primeira igreja urbana do município, erguida em 1880 que abrigou nela a imagem do padroeiro, trazida pelo senhor Joaquim Alferes.

Praça São Sebastião

História

Fundada por José Antonio de Oliveira, em 1869, o povoado denominado Santa Cruz do Feital, que viveu o ciclo do café. Em 1929, recebeu a categoria de Distrito de Bragança Paulista e, em 1930 tornou-se Vila. Recebeu o nome de “Vila da Pedra Grande” em 1945, sendo alterado para Pedra Bela. A emancipação política administrativa aconteceu em 1964 e o primeiro prefeito da cidade foi José Bueno de Miranda.

Com informações de www.pedrabela.tur.br. Fotos: Rafael S. Muniz.

 

 

 

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.