Hoje: Rio Quente Resorts  

Leitura obrigatória

Rio Quente é um município do estado de Goiás, conhecido em todo o Brasil por abrigar o complexo turístico do Rio Quente Resorts (antigamente conhecido como Pousada do Rio Quente). Emancipada da cidade turística de Caldas Novas, em 1988, Rio Quente possui uma população de 3312 habitantes, segundo o IBGE, tendo sua renda quase totalmente oriunda do turismo, em torno do complexo Rio Quente Resorts.

E lá foi o destino escolhido por Robert Goulart, juntamente com a namorada Thalia, a irmã Pamela e o namorado  Igor, a prima Evelyn e a mãe Sônia, entre os dias 9 e 16 de agosto, quando ficaram hospedados no hotel dentro do resort.

Visitaram o Parque das Fontes – com suas águas quentinhas, em todas as piscinas; o Hot Park – com muitos brinquedos e toboáguas; o Poço do Governador – ofurôs escavados na rocha de onde brota a água que abastece o complexo e a cidade, com sua feirinha gastronômica e de artesanato.

“Foi tudo foi muito bom. Cada lugar tinha um jeito. Nos dois parques tem agitação com zumba, aula de surf, academia, sala de jogos, caminhada, cada dia uma atração diferente. Os shows do Toldo do Bosque são espetaculares”, conta Thalia, que também destacou os inúmeros bares, dentro das piscinas.

Dicas para quem vai para lá!

Os voos, partindo de São Paulo, têm duração de 1h20 até Caldas Novas. De lá, mais 30 minutos de carro, até Rio Quente.

No cerrado, o clima é quente o ano todo! Ou seja, praia, sol, calor e atividades ao ar livre 24 horas por dia. Para relaxar, o ideal é ir preparado, não se esquecendo de levar roupas leves, calçados confortáveis e protetor solar.

Dentro do Rio Quente Resorts, deixe-se levar pela natureza exuberante e experimente todas as sensações. Viva intensamente as belezas naturais do Parque das Fontes, com suas piscinas, duchas e ofurôs naturais, abertos 24 h.

No Hot Park, o maior parque aquático da América do Sul, você pode voar na Tirolesa, fazer mergulho ecológico, sentir a adrenalina do Half Pipe ou simplesmente aproveitar o balanço do Lazy River e relaxar.

Se a ideia é pegar uma praia, vá para a maior praia de águas quentes correntes do mundo: a Praia do Cerrado.

Aproveite e conheça o Bird Land, a Terra dos Pássaros.  À noite, as atividades não param, com apresentações e espaços exclusivos como Clube Chopp Brahma e Stella Artois Lounge.

Fora do complexo Rio Quente Resorts existem outras opções de hospedagem, como  Veredas do Rio Quente, Serra Park, Águas da Serra e Holiday House. Para quem vai, vale a pesquisa.

Na cidade, não há grande oferta gastronômica variada, principalmente porque os hotéis costumam incluir as refeições. O bairro da Esplanada, a 6 km do Centro, concentra os restaurantes e flats, além da feira gastronômica e de artesanto.

Como a maior parte dos turistas é de famílias, durante as férias escolares, geralmente, o local fica mais agitado e mais caro. O mito das águas quentes

Por muito tempo, acreditou-se que as águas quentes que saem do pé da serra na região do município de Rio Quente, no interior de Goiás, eram fruto de algum vulcão extinto. No entanto, após diversos estudos e análises, chegou-se à conclusão de que o aquecimento é feito pelo calor da Terra. Trata-se de um fenômeno natural chamado geotermia, que ocorre por causa das características naturais da região. As águas das chuvas penetram em fissuras nas rochas e infiltram-se no solo, a até 1.200 metros de profundidade. A cada 30 metros, a água é aquecida em aproximadamente 1º C, pela proximidade com o centro da Terra. A água é, então, aquecida a altas temperaturas, ganha pressão para retornar à superfície e mistura-se com o volume frio do lençol freático. Desse processo resultam as nascentes de águas quentes com temperatura em torno de 37,5º C, que geram 6,5 milhões de litros por hora e alimentam as 13 piscinas do complexo, incluindo o Rio Quente Resorts, o Hot Park e a Praia do Cerrado.

Todo este processo demora cerca de 30 anos para se completar. Conforme a água da chuva entra pelas fissuras nas rochas, ela pressiona o volume já existente, que desce em direção ao centro da Terra e atinge cerca de 75º C. Com a pressão criada pela água da chuva e pela alta temperatura, as águas ganham força para subir novamente até a superfície e brotar nas 18 nascentes existentes no Rio Quente Resorts. As fontes de águas termais do Rio Quente Resorts possuem uma das localizações mais centrais do país, num ponto de convergência das principais regiões brasileiras.

Fonte: http://www.rioquenteresorts.com.br/

 

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias