Hoje: Serra do Rio do Rastro

Cartão-postal da Serra Catarinense, a Serra do Rio do Rastro fica encravada na montanha, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

Descer (ou subir) é uma aventura, com trechos ultrassinuosos e curvas de 180°. Dos 35 quilômetros da SC-438 que liga os dois municípios, 15 quilômetros foram construídos em concreto armado e colocam à prova as habilidades dos motoristas, já que são dezenas de curvas fechadas e pequenas retas, pelo caminho.

Eleita pela revista Espanhola 20minutos.es como “A Estrada Mais Espetacular do Mundo”, sua extensão fica dentro de uma área de preservação ambiental chamada de Ecomuseu Serra do Rio do Rastro.  Nesse percurso de 8.100 metros, são 256 curvas.

No dia 19 de abril, foi para esse local que seguiram, de moto, os socorrenses: Dito “Pé de Vela”, Joaquim, Maurici, Tonhão, José Roberto, Macedo, Mário Jorge, Henrique e Joel Colega.

Com espírito de muita amizade e companheirismo, eles percorreram os mais de 1000 km numa viagem de 8 horas, até chegar à Serra. Diz a lenda que todos que conhecem a Serra de moto são batizados e, realmente, tornam-se motociclistas.

Numa altitude de 1421 metros de altura em relação ao nível do mar, a dica é parar nos vários mirantes, para admirar o visual de tirar o fôlego e encher os olhos com muitas matas e cachoeiras.

A estrada é realmente estreita, sem espaço para acostamento em quase todo o percurso, e cheia de caminhões que fazem esse trajeto, diariamente. No período mais frio, a Serra do Rio do Rastro é constantemente fechada, por motivo de segurança: neblina, geada e chuva forte podem ser fatais, nesse pequeno trecho de rodovia.

Ao final do passeio, o grupo aproveitou para passar pela linda cidade Joinville/SC, retornando para Socorro, no dia 23 de abril.

Mais informações sobre o local podem ser obtidas no http://www.serradoriodorastroaovivo.com.br

Participe! Compartilhe conosco sua experiência, entrando em contato pelo e-mail contato@jornalomunicipio.com.br