Hoje: Serra do Rio do Rastro/SC

Leitura obrigatória

Se há no Brasil algum lugar que inspire qualquer motociclista a fazer uma viagem daquelas que ficam marcadas para sempre na memória, esse lugar é, sem dúvida, a Serra do Rio do Rastro. Essa estrada liga Lauro Müller a Bom Jardim da Serra e São Joaquim e faz parte da região turística das Serras Catarinenses, terra privilegiada pela natureza, tanto pelo relevo e rios quanto pela vegetação serrana exuberante.

Num espaço de pouco mais de 8 km lineares, sobe-se aproximadamente 670 metros, chegando-se aos 1.421 metros acima do nível do mar (altitude do mirante). O motociclista Jeferson Salgueiro, o Kungum, deixou a folia de lado e se aventurou por este caminho.

Fale, Kungum!

Em 2012, formamos uma turma com onze motos, cada um de uma região do estado. Um dos nossos objetivos era a Serra do Rio do Rastro/SC, onde já cheguei a ir com a minha esposa em 2016 de moto.

A única data disponível para todos em 2020 era o Carnaval e tive que decidir qual das paixões colocaria em primeiro lugar. Diante da dificuldade que tivemos para achar uma data, desta vez (e desta vez mesmo!), a viagem ganhou!

Saímos no sábado, dia 22, com destino a Florianópolis. Em razão da distância, fazíamos uma parada para descanso a cada 200km.

No segundo dia, fomos até Urubici, onde almoçamos e conhecemos a Serra do Corvo Branco, e também a Cachoeira do Avencal. Dois lugares maravilhosos de Urubuci!  Naquele mesmo dia, chegamos a Serra do Rio do Rastro, porém, o local estava tomado com neblina e chuva e, por isso, decidimos voltar no dia seguinte.

Na segunda-feira de manhã, dia 24, fomos novamente e pudemos contemplar a linda paisagem. Além disso, passamos pelo Cânion da Ronda, que fica a 1448 metros de altitude.

Depois de aproveitar o dia, descemos a Serra Lauro Muller e voltamos para Urubici. Partimos para Joinville, onde nos hospedamos para voltar no dia seguinte.

Ao todo, foram 2400 quilômetros percorridos!

Embora seja longo e cansativo, é um passeio que recomendo aos amantes do motociclismo. A viagem até a Serra do Rio do Rastro é considerada o batismo de todo motociclista.

Participe!

Conheceu algum lugar bacana? Entre em contato conosco e compartilhe dicas de sua viagem!

 

 

 

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias