Hoje: Toledo/Espanha 

Para continuar a falar dos locais visitados pelos socorrenses, durante a Peregrinação Mariana à Europa, organizada pelo padre Vicente Rosa Júnior, convidamos Bernadete Silva de Souza, que conta sua experiência na passagem pela linda cidade de Toledo, a antiga capital da Espanha, que não constava do roteiro original, mas foi escolhida por estar próxima da capital Madri e por ser considerada a capital histórica do País.

Toledo tem 232,1 km² de área e, no censo de 2016, contava com 83.459 habitantes. Essa antiga capital é uma das cidades medievais mais encantadoras de toda a Europa. Perfeitamente localizada no topo de uma montanha cercada pelo Rio Tejo, Toledo impressiona com as suas belezas naturais, prédios grandiosos e a sua arquitetura de influências árabe e gótica.

Fale, Bernadete!

Toledo foi declarada em 1986 pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. É uma das cidades medievais mais encantadoras da Espanha, cuja origem remonta das conquistas do Império Romano, das invasões germânicas e do Império Muçulmano, até finalmente a sua consolidação no ano de 1085 d.C.; uma joia dos tempos medievais e da riqueza cultural das três grandes religiões monoteístas: muçulmana, judaica e cristã. Toledo é composta por magníficos monumentos históricos, dentre eles o Palácio de Alcázar, com suas torres que podem ser vistas a quilômetros de distância, do mirador Dell Valle, parada obrigatória: dali avistamos a linda cidade, o que rendeu muitos clicks.

Já na parte central da cidade, também conhecida como “casco histórico”, destacam-se o prédio da prefeitura, a catedral de Toledo, as praças Mayor e a de Zocodover, na qual se concentra todo o centro comercial, cercada de lojinhas que vendem diversos produtos locais, desde a antiguidade, como peças produzidas pelo famoso aço de “damasco”, o damasquinado, adornado com finíssimos fios de ouro ou prata.Também conhecemos a produção de cutelaria (facas e espadas), considerada as melhores e mais avançadas desde o ano 500 a.C..

A cidade de Toledo é a terra do famoso personagem Don Quixote, por isso há diversos souvenires relacionados ao Don Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança; e continuando nossa caminhada por ruas sinuosas e estreitas, que eram verdadeiras vielas medievais, íamos contemplando uma arquitetura impressionante, com uma paradinha na confeitaria mais famosa de Toledo, a São Tomé, onde aproveitamos para provar o doce típico da região, o marzipan, um jeito gostoso de conhecer um pouquinho mais desta cidade histórica. Afinal, visitar Toledo não estava no roteiro da nossa viagem, mas sem dúvida foi um belo passeio opcional, uma escolha perfeita que agradou a todos.

A próxima visita será a Santiago de Compostela… Mas, desse local, eu falo na semana que vem!

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.