Homologação provisória deve sair no início de 2014

O presidente do Aeroclube de Socorro, Sérgio Franco, confirmou, em entrevista ao Jornal O Município que, a partir do início do próximo ano, o aeródromo de Socorro obterá uma homologação provisória, que permitirá a aproximação de aviões comerciais ao local. “Com a homologação, os aviões poderão passar apenas do lado oposto da torre existente por lá. O contrato com a empresa responsável pela torre encerrou neste ano e agora, o proprietário do terreno, Wandir de Faria, está negociando para a sua retirada. Desta forma, a homologação se tornará permanente para o pouso de aviões comerciais”, afirma ele.

Atualmente, o aeródromo de Socorro, que possui oito hangares, está liberado apenas para pousos de experimentais e ultraleves. “O projeto é de 2008, porém, esperamos até agora para buscar a homologação para liberar as outras naves, já que do ponto de vista operacional seria melhor operar dos dois lados. Além disso, contaremos com 28 hangares  construídos de forma padronizada”, completou o presidente.

Além dos hangares particulares e o da prefeitura, o local conta com uma fábrica de ultraleves, que foi trazida por Elvis Hein, um dos mais conceituados construtores de aviões experimentais do país. Sérgio conta que também já está construído e aberto para visitação, um pequeno museu, montado por um dos proprietários de hangares do aeródromo, o Freitas, que possui toda a história da aviação e tem como propósito levar escolas para conhecer este importante marco na história brasileira.

Com a homologação provisória, será construído um terminal de passageiros, fazendo com que o local passe a ser denominado, oficialmente de aeroporto, possibilitando o pouso e estacionamento de aviões comerciais e particulares. “Será votada, na primeira sessão de Câmara de 2014, a aprovação da permuta para viabilizar a nova entrada do aeroporto . Temos que fazer esta mudança, já que o DER não achou tecnicamente possível a atual entrada”, explica Sérgio, que torce para que, no primeiro semestre do ano que vem, o aeroporto esteja definitivamente em funcionamento. “Somos referência em acessibilidade na região e a Costa do Marfim já está confirmada para ficar em Águas de Lindóia. Seria muito bom se terminássemos tudo antes, pois um aeroporto seria fundamental para o transporte tanto dos jogadores como da equipe de apoio dos times”, completa ele.

“Para o turismo de nossa cidade, ter um aeroporto é fundamenta, pois atualmente apresentamos um ‘turismo de proximidade’, no qual, os nossos turistas vêm de cidades próximas, com seus próprios veículos. Se quisermos crescer e abranger outros estados e países, temos que pensar em conectividade, tendo ligações via aérea nos principais aeroportos do Brasil. E não será benéfico apenas para Socorro, mas também para todo o Circuito das Águas, já que estamos localizados em um lugar estratégico, entre as cidades que recebem a maior quantidade de turistas. É impossível o turismo de uma cidade crescer, sem um aeroporto”, acrescenta o presidente do Conselho Municipal de Turismo, José Fernandes Franco.

A abertura do aeroporto em Socorro agregará, também, mais opções para o turismo de aventura da cidade, com a vinda de aerodesportos, como paraquedismo, balonismo e planador. “O Sebastião Ginghini já entrou em contato com uma das maiores escolas de paraquedismo do país. Só estão aguardando a homologação definitiva para começar a operar este e outros cursos.”, conta Sérgio.

Outra atração do Aeroporto de Socorro será a Escola de Aviação, que começará a funcionar assim que a pista também estiver homologada. “A construção da pista já foi aprovada pela ANAC, que se responsabilizará pela homologação. A intenção será formar pilotos socorrenses e de outras cidades da região, em uma profissão promissora, já que a tendência é a procura por estes profissionais crescer 20% ao ano, futuramente, além de nossa cidade tornar-se referência, já que outros aeroportos da região estão fechando”, informou o presidente do aeroclube socorrense que completa, ressaltando que haverá, também, curso para pilotos deficientes.

Verbas e regularização

Muito se especulou no que diz respeito às verbas utilizadas na construção do aeródromo e à sua regularidade.

O projeto foi criado em 2008, no último ano de gestão do então prefeito José Mario de Faria e, desde o início, a verba utilizada nas obras veio do Governo Estadual e os próximos recursos também virão do Governo Federal. “Vale ressaltar que nenhuma verba do município foi utilizada para a construção do aeroporto, ou seja, nenhum setor foi prejudicado com este projeto. O Governo Federal investirá um total de R$ 7 bilhões em aeroportos, por todo o pais, dada a importância da aviação para o turismo”, enfatiza Sergio, que lembra que o primeiro Plano Diretor da cidade, do ano de 1951, já previa um aeroporto, com uma pista de mil metros.

Sobre a legalidade das operações, a legislação do comando da Aeronáutica, por meio do o ICA (Instrução do Comando da Aeronáutica), órgão responsável pelo controle de tráfego aéreo, informa que em locais não homologados ou registrados “o pouso e/ou a decolagem em/de locais não homologados ou registrados podem ser realizados, como operação ocasional, sob total responsabilidade do operador e/ou do piloto em comando da aeronave, conforme aplicável, desde que sejam satisfeitas as condições estabelecidas pela ANAC”.

Eventos aeronáuticos

Além de todos os benefícios citados acima, o aeroporto de Socorro também poderá trazer diversos eventos aeronáuticos, e o presidente do aeroclube da cidade já tem alguns confirmados, como o Encontro de Aviões Antigos e Clássicos, a Feira de Aviões Usados, Campeonato de Balonismo, Campeonato de Acrobacia e o MOVE – Festival de Aventura e Esportes Radicais. “Este último, agregando diversas modalidades esportivas. Já temos o projeto pronto, com programação musical e competições, como corrida aérea, acrobacia, túnel do vento, além de off road, skate e muita arte. Vale a pena esperar! Será um grande evento, que está próximo de acontecer, basta sair a nossa homologação parcial”, antecipa Sérgio Franco.

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