Instituto Adolfo Lutz recebe diariamente cerca de 1200 amostras de exames. Casos mais graves e óbitos estão sendo priorizados

Na manhã de hoje, a Prefeitura de Socorro atualizou para 11 o número de casos suspeitos do novo Coronavírus na cidade. A demora pela liberação dos resultados vem sendo questionada pela população, já que a primeira notificação foi feita há mais de 10 dias.

Em contato com o Instituto Adolfo Lutz, responsável pelo diagnóstico dos exames, formos informados que são recebidas, diariamente, cerca de 1200 amostras e são processados, prioritariamente, os casos graves e óbitos, conforme definido pelo Centro de Contingência de SP. “No momento, o Lutz está estudando a aquisição de mais insumos, para abastecer a rede e dar mais agilidade nos diagnósticos do novo coronavírus”, disse a nota, enviada ao Jornal O Município.

A Secretaria Estadual de Saúde está ampliando está ampliando a rede de diagnóstico e adquirindo insumos extras para a detecção de COVID-19. A pasta estadual já adquiriu 60 mil testes extras para suporte do Instituto Adolfo Lutz, importados dos Estados Unidos. O Ministério da Saúde também envia testes aos Estados.

O Instituto Butantan instalou, na quarta-feira (25), um novo laboratório para essa finalidade, que agora passa por processo de validação. A previsão é que, ainda na primeira quinzena de abril, comecem as análises de amostras, com capacidade para até duas mil por dia.

A rede de 17 laboratórios já está integrada a 5 núcleos de centros de referência para a coleta de material. A realização de testes foi iniciada e será ampliada com a aquisição de insumos.

Habilitação de outros laboratórios
Além disso, publicou portaria no dia 11 de março, para comunicar aos laboratórios de SP, públicos ou privados, que estão abertas as inscrições para habilitação para realizarem o exame de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2. O laboratório precisa ter os devidos registros e alvarás, e deverá respeitar normas técnicas previstas pelo Lutz. As propostas e documentações serão avaliadas pela diretoria do Instituto para autorização, se tudo estiver em conformidade.