Instituto Federal vai oferecer primeiro curso de Engenharia gratuito da região de Bragança Paulista

A partir do 1º semestre de 2017, o Campus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo passará a oferecer o curso de bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, primeiro curso de Engenharia totalmente gratuito da região bragantina.

O projeto do curso, que será oferecido no período noturno, com a duração de 12 semestres, foi elaborado considerando o mercado e a distribuição das atividades econômicas do setor industrial da região, e abrange conhecimentos nas áreas de Mecânica, Eletroeletrônica, Informática Industrial, Automação e Controle.

O objetivo do curso é formar engenheiros aptos a compreender a realidade da sociedade e dos setores produtivos, de modo a promover avanços científicos e tecnológicos relacionados ao controle e automação, tendo como base uma sólida compreensão de fenômenos e processos, sejam eles, físicos, eletroeletrônicos ou mecânicos.

O engenheiro de Controle e Automação atua em empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados; em indústrias de máquinas, equipamentos e dispositivos de controle e automação industrial, comercial e predial; em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Além disso, também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

O processo seletivo para o curso de Engenharia de Controle e Automação será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e as inscrições devem se iniciar em janeiro.

O Instituto Federal em Bragança Paulista – Na cidade desde 2006, o Instituto Federal de São Paulo também oferece outros cursos gratuitos para atender à demanda da região bragantina, como os cursos superiores de Licenciatura em Matemática e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o curso Técnico em Mecatrônica. Além desses, são oferecidos ainda cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, para os alunos concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental, nas áreas de Mecânica, Informática e Eletroeletrônica.

O Campus Bragança Paulista está localizado à Av. Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770, no Bairro Penha. Mais informações podem ser obtidas pelo site bra.ifsp.edu.br, ou pelo telefone (11) 4035-8110.