José Valdir Ferrari lança seu terceiro livro “Pelas Veredas da Religião”

José Valdir Ferrari em visita ao espaço que lhe encanta no Museu Municipal

Recebemos em nossa redação o escritor José Valdir Ferrari, que lançou em outubro seu terceiro livro “Pelas Veredas da Religião”, editado com o auxílio do prêmio ProaC Municípios. O autor nos contou como foi desde o começo das pesquisas até a live de lançamento. Acompanhe:

O livro “Pelas Veredas da Religião” reúne fatos históricos das capelas na zona rural, além de documentos e imagens inéditas de Socorro em seus tempos passados, incluindo os funerais e costumes antigos. As primeiras pesquisas se iniciaram logo depois do lançamento do outro livro do autor, “Fazendas Origem do Progresso”, em 2014.

Valdir revela que a curiosidade em escrever sobre a devoção nasceu quando o padre Líbero Zappone, durante uma reunião com as lideranças das comunidades no Salão Paroquial. Valdir que é membro ativo no Bairro Livramento ficou tocado com o pedido para que os fiéis pesquisassem a origem da fé dos moradores locais. Foi quando surgiu a ideia para o primeiro livro. “O padre plantou a sementinha”, diz, completando que sua inspiração também vem de outro colega escritor, Lourenço Guireli Junior, de Monte Sião, que escreveu “Fragmentos históricos de Monte Sião”.

Depois de muitas entrevistas com a população e pesquisas em livros, a terceira obra de seu Valdir ganhou vida e instiga o leitor que procura saber a história local. Todas as sessenta capelas citadas possuem uma história única, seja pelo motivo da construção ou sua arquitetura. Ele explica que, já no segundo livro, começou a ampliar seu horizonte de pesquisa percebendo o que há de comum entre Socorro e outras cidades da região e descobrindo as outras devoções, ligadas às origens das famílias das cidades vizinhas.

Maria Barbosa, da Biblioteca Municipal recebe livros do autor

E a criatividade de Valdir não para; são projetos a curto e longo prazo: o primeiro deles é reeditar o seu primeiro livro e futuramente escrever sobre Socorro. Ele agradece a todos que o acompanharam desde o início, em especial a Maria Tereza Ferraz do Carmo, que fez a revisão e o prefácio e a dona Elza Martha Fontana, de quem recebeu orientação para as pesquisas; à família que o surpreendeu durante a live de lançamento, enviando depoimentos em sua homenagem e a todos que acompanham seu trabalho na literatura. Sobre o lançamento virtual, ele destaca que foi uma experiência muito diferente, mas que contou com Mayara Nardes tanto para orientá-lo quanto para conduzir a live. “Ela me ajudou muito e cada detalhe me surpreendeu”, conta.

Durante o mês de outubro, o autor realizou uma sequência de lives às 5as feiras até a o lançamento virtual do livro. Na primeira delas, deu dicas sobre como se tornar um pesquisador e escrever um livro, destacando a importância do apoio da comunidade para o desenvolvimento desde a pesquisa até a edição do livro e conta que chegou até mesmo a destacar, ao final da obra, as famílias e empresas que ajudaram a completar a verba para a publicação. “Desde o meu primeiro livro recebo apoio dessas pessoas, desta vez, no entanto foi fundamental. Eu não me inscrevi na categoria literatura, que cobre a edição de um livro, então no próprio projeto já se previa que eu precisaria de um patrocínio. Sem essas pessoas o livro não sairia. É muito bom saber que em nossa cidade há esse incentivo às coisas de nossa terra .”, finaliza.

Museu recebe doação

O livro “Pelas Veredas da Religião” pode ser encontrado na Papelaria Costa, no Moda Shopping de Fábrica (Espaço Café), Casa do Artesanato, Crisviland e com o autor pelo WhatsApp (19) 99850-5430.

*José Valdir Ferrari é cafeicultor e desde 1999 é escritor. Já lançou três livros, dentre eles: “Fragmentos históricos da comunidade católica do Bairro do Livramento” (2006), “Fazendas Origem do Progresso (2013) e “Pelas Veredas da Religião” (2020). Ele também é responsável pelo Museu da Roça, no Livramento, que pode ser visitado por agendamento.