Leticia de Faria: “Contratação de um profissional especializado é o melhor investimento para sua obra”

Leticia de Faria, 26 anos, ingressou no curso de arquitetura e urbanismo na PUC Campinas, em 2010 e durante a graduação teve a oportunidade de cursar um semestre na Universidad de Sevilla, na Espanha, em 2013.

“Durante o intercâmbio, pude conhecer 16 cidades em países diferentes na Europa, essa experiência acrescentou muito à minha visão em como a arquitetura de caráter particular (casas e comércios) influencia diretamente e pode colaborar para um desenho de cidade mais humana, viva e segura”, conta ela.

Além disso, a profissional teve contato com diferentes formas de apresentação de projetos e ideias por meio de maquetes e representações gráficas, o que a fez, após a graduação como arquiteta, cursar na Unicamp, a pós-graduação em Design Gráfico, em 2017.

De volta a Socorro e em entrevista ao Jornal O Município, ela contou o porquê da contratação de um profissional na sua área acabar gerando muito menos custo para a obra.

Porque contratar um arquiteto?
O arquiteto é o profissional responsável por traduzir suas necessidades, prioridades e desejos individuais em soluções espaciais. Além disso, é também o profissional que irá estudar a melhor implantação da sua construção, levando em consideração o conforto térmico e acústico da casa, tudo isso alinhado à funcionalidade e estética da construção.

Em reformas, ele pode auxiliar na melhora dos fluxos, indicar os locais para os pontos de tomada e instalações, projeto de iluminação, especificar revestimentos e soluções que viabilizem o conforto necessário para a atividade que irá se desenvolver.

O arquiteto também pode auxiliar, de forma técnica, na escolha de um terreno, casa ou apartamento, levando em conta a viabilidade de cada local.

Além disso, o profissional pode apresentar em maquete 3D, de forma digital, todo o projeto que desenvolveu, facilitando a compreensão e visualização da ideia pronta, antes de construir. Assim, você consegue entender o que, muitas vezes, não fica claro no desenho do papel.

Quais os benefícios?
Investir no desenvolvimento de um projeto a partir da contratação de um arquiteto gera menos custo para obra, visto que todas as decisões e detalhes serão previamente discutidos e decididos no desenvolvimento do projeto, no papel, evitando o gasto com mão de obra e material para a construção de algo que você não queira ou não goste no final. Sendo assim, pode-se dizer que o retorno do investimento é imediato, visto que uma obra projetada por um arquiteto agrega valor financeiro ao imóvel, além da recompensa a longo prazo.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil declara que “o arquiteto tem em sua formação a capacidade de unir a técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.”

Além disso, o CAU aponta que o investimento financeiro para a contratação do projeto arquitetônico pode variar entre 5% a 10% do valor total  que será gasto para a construção do imóvel, a ausência do mesmo pode gerar uma taxa de desperdício de 30%.

Sendo assim, acredito que os benefícios além de serem viáveis financeiramente, agregam um valor imensurável à construção.

Contratar arquiteto deixa a construção mais cara?
Muitas pessoas associam o profissional de arquitetura à construções de luxo ou necessariamente muito caras, mas isso não é verdade. O arquiteto deve levar em consideração o valor que se deseja investir para elaborar o projeto para seu cliente, esse fator pode ser o ponto de partida para definir o desenho da casa, aberturas e até mesmo o sistema construtivo que será aplicado. Um projeto considerado “bem resolvido” não está diretamente ligado a um grande investimento.

Qual a importância de pensar a arquitetura e interiores junto?
Elaborar um projeto arquitetônico consiste na interpretação de forma macro das necessidades dos moradores, o projeto de arquitetura de interiores aborda as necessidades mais a fundo. Desenvolvemos o estudo da posição do mobiliário, posicionamento e especificação do luminotécnico, indicação de localização, altura e tipo de tomadas necessárias, paginação do piso, especificação de louças e metais e também especificação e desenhos de marmoraria e marcenaria.

Desenvolver os dois projetos em sincronia, faz com que se crie uma relação harmoniosa entre o exterior e interior do imóvel, além de proporcionar mais segurança aos usuários, visando evitar os acidentes domésticos que podem ser causados por falta de planejamento.

Gostaria de falar sobre seu estilo ou alguma tendência na área da arquitetura?
Dentro do Aramado – meu escritório de arquitetura – buscamos sempre pesquisar e aprimorar nossa forma de fazer arquitetura. Ressaltamos a autenticidade e individualidade de cada cliente, nos dedicamos de forma detalhista, sofisticada e funcional. O resultado é uma arquitetura contemporânea com vivacidade.

Algo mais?
Oferecemos aos nossos clientes todo o suporte para o desenvolvimento do projeto arquitetônico e de arquitetura de interiores. Gerenciamos desde o projeto conceitual, com representação em maquete 3D, até a entrega da obra, atendendo, desse modo, as demandas e expectativas deles.

Contatos:
O escritório Aramado arquitetura + interiores atende no Plural coworking, localizado na Rua Mazolini, 431, Centro. (19) 98197-0831. facebook.com/aramado.arq e Instagram @aramado.arq

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.